Publicidade
Publicidade

Suspensas as atividades cultura na FUNTITEC

Osvaldo Cruz
3 Min Leitura

Em decorrência da pandemia do novo corinavírus, que desde março de 2020, vários casos foram confirmados em Feira de Santana, os espaços culturais da cidade decidiram suspender atividades culturais e visitas em suas instalações, como exemplo, a Fundação de Tecnologia da Informação Egberto Tavares Costa ( Parque do Saber ), que dirige o Centro de Cultura Maestro Miro, Teatro Margarida Ribeiro, Biblioteca Municipal, entre outros órgãos. Projetos considerados de fundamental importância para o município como: aulas de dança, teatro, música, instrumentos musicais, desenvolvidos no Centro de Cultura Maestro Miro, foram suspensos, como também, o Festival Metropolitano Vozes da Terra, executado pela FUNTITEC, que valoriza os artistas da cidade, premiando os vencedores com certa quantia em dinheiro, como aconteceu em 30 de março de 2019, na praça do Centro de Artes e Esportes Unificados -CÉU, no bairro Cidade Nova, que teve como vencedor, interpretando a canção “Filha “, o cantor Guymeo Jumonji, que recebeu como prêmio a quantia de 7 mil reais.

Para o presidente da Fundação Egberto Costa, Antônio Carlos Daltro Coelho, todas essas atividades desenvolvidas pela FUNTITEC, transformam-se em documento histórico muito importante para o município.Ele lamentou a impossibilidade de realização dos eventos devido a covid-19.” Infelizmente, a pandemia não está permitindo a realização de nenhum evento público que aglomera. Em 2020, a Fundação apenas administrou o projeto Feira Digital- Internet Pública Gratuita – para o povo e, levou o link contratado junto à operadora OI, para todos os órgãos da prefeitura e outros órgãos parceiros “.

MEMORIAL MARIA QUITÉRIA

Segundo Antônio Carlos Coelho, diante do quadro da pandemia da covid-19 em Feira de Santana, a previsão é de que a Fundação Egberto Costa não realize os eventos de sua grade cultural em 2021. Todavia, ele fez questão de ressaltar a implantação do Memorial Maria Quitéria, no Casarão dos Olhos D’Àgua.

” Mais um ano perdido. A Fundação nesses 15 anos de existência, ia de vento em popa. Não posso deixar de salientar que, apoiada pelo prefeito Colbert Martins Filho, a FUNTITEC marcou um grande tento implantando o Memorial Maria Quitéria de Jesus, no Casarão dos Olhos D’Àgua, que foi totalmente recuperado por iniciativa do prefeito Colbert Martins, que ainda autorizou à direção da Fundação Municipal Egberto Costa, a abrigar no referido prédio histórico, Casarão dos Olhos D’Àgua, as sedes das academias e do Instituto Geográfico de Feira de Santana, bem como, a aquisição de todo mobiliário, para que, aquele Centro de Cultura fosse inaugurado em setembro de 2020, juntamente com o Memorial Maria Quitéria, em homenagem a essa heroína feirense”, explicou Antônio Carlos Coelho.

(Fonte:Ascom/Funtitec )

Compartilhe este artigo