Publicidade
Publicidade

Nota de Esclarecimento: Uso de máscaras N95 na UPA Mangabeira e Queimadinha

Osvaldo Cruz
6 Min Leitura

A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) situada no bairro do Mangabeira em Feira de Santana, administrada pelo Instituto Médico de Gestão Integrada (IMEGI) vem por meio deste esclarecer que a unidade dispõe de máscaras de proteção N95 PFF2 para toda equipe de assistência à saúde como Equipamento de Proteção Individual (EPI) para prevenção de contaminação em todos os âmbitos.

As máscaras N95 são comumente usadas para procedimentos que geram aerrosóis, pois filtram partículas no ar e garantem uma proteção contra a contaminação que as máscaras cirúrgicas convencionais não dão. Seu uso é recomendado aos profissionais de saúde.

Seguindo o protocolo divulgado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), a gestão respeita o uso da máscara, em até 12 horas, após avaliação de pacientes com suspeita da COVID-19, desde que cumpridos passos obrigatórios para a retirada da máscara sem a contaminação do seu interior, garantindo que as condições adequadas para uso estejam preservadas.

Em casos gerais, todos os funcionários são orientados de acordo com
precauções sugeridas pelo fabricante. Assim, as máscaras N95 PFF2 podem ser reutilizadas caso não apresentem visualmente nada que possa comprometer a sua integridade como por exemplo: estar úmida, suja, rasgada, amassada ou com vincos.

Devem ser verificados diariamente se componentes como tiras, ponte nasal e material de espuma nasal não se degradaram, o que pode afetar a qualidade do ajuste e a vedação e, portanto, a eficácia da máscara.

Caso qualquer dos itens acima sejam detectados, os profissionais da UPA Mangabeira são orientados a solicitar a troca da sua máscara imediatamente. Destacamos ainda que estão sendo enviados todos os esforços para atender a população feirense da melhor forma, prezando pelo atendimento humanizado e cuidado integral com a saúde do cidadão.

Neste sentido, nos empenhamos diariamente para garantir que as equipes médica e multidisciplinar da unidade estejam trabalhando integral e simultaneamente, equipadas com todos os EPIs necessários, para dar  agilidade aos atendimentos.

 

Instituto Nacional de Pesquisa e Gestão em Saúde

 

O InSaúde – Instituto Nacional de Pesquisa e Gestão – responsável pela gestão da Unidade de Pronto Atendimento – Queimadinha, de Feira de Santana-BA, informa a população local que está atuando de forma efetiva, preventiva e atenta em relação ao COVID-19. Dessa forma, desde o dia 27/02/2020, quando houve o primeiro caso de COVID19 – SUSPEITO na cidade, as seguintes medidas especiais foram implantadas imediatamente:

• Treinamento para medidas protetivas para toda equipe.
• Alinhamento com setor de almoxarifado sobre a provisão para estoque de todo material e insumos necessários.

Atualmente, a UPA da Queimadinha segue o protocolo de entrega de máscara DIARIAMENTE para todo corpo assistencial e técnico, sendo entregue 03 (TRÊS) unidades por profissional, no período de 12h como medida de proteção, sem exposição a casos suspeitos ou confirmados. A Unidade de Pronto Atendimento possui estoque com kits montados para exposição disponíveis para uso e retirada IMEDIATA e reposição. As máscaras N95 estão inclusas nos kits para exposição a casos confirmados para procedimentos, permanecendo disponível por 07 dias, caso não haja exposição a aerossóis e 12h caso aconteça a expoisção.

A UPA da Queimadinha também atende com o ACCR – ACOLHIMENTO COM CLASSIFICAÇÃO DE RISCO, através de um médico e enfermeiro no atendimento direto.

Neste Acolhimento, está disponível kit diário com máscara, gorro, luvas, propés e capas, todos para uso e retirada sempre que necessário.

Em específico à publicação do Blog Rota da Informação, é esclarecido que:

1- Todas as Normativas da Vigilância Sanitária Estadual e das Secretarias de Saúde,
tanto Municipal quanto Estadual, estão sendo cumpridas à risca pela UPA.

2- Máscaras cirúrgicas descartáveis estão à disposição de todos os colaboradores da Unidade, sem exceção.

3- No atendimento de todos os casos suspeitos até o momento, foram cumpridas a paramentação dos colaboradores de linha de frente, com kit’s compostos por máscaras N95, avental, luvas, óculos e propés.

4- Foram implantadas a triagem com médico e enfermeiro para evitar a circulação de pacientes dentro da UPA com classificação de baixo risco, o ACCR – ACOLHIMENTO COM CLASSIFICAÇÃO DE RISCO.

5- Todos os casos suspeitos são Notificados na Secretaria Municipal de Saúde.

6- A UPA aumentou o número de dispensers com álcool em gel de 15 para 25. Além disso, houve uma diminuição da distância entre eles, passando de 5 metros para 2,5 metros. Todos os colaboradores da unidade possuem seu álcool em gel próprio.

Toda equipe da UPA da Queimadinha seguirá focada em atender a população de Feira de Santana neste momento delicado, sem medir esforços e materiais, como sempre foi a conduta desta Unidade.

Cordialmente,
Assessoria de Comunicação – InSaúde
Instituto Nacional de Pesquisa e Gestão em Saúde

Compartilhe este artigo