A Prefeitura por meio da Fundação Hospitalar de Feira de Santana preparou uma programação especial para o Dia das Mães no Hospital Inácia Pinto dos Santos (Hospital da Mulher) e Centro Municipal de Prevenção ao Câncer (CMPC). As ações seguem até o dia 15 de maio com o tema “Onde o amor começa”.
Na manhã de ontem (11), um momento especial com homenagens, dinâmicas, sessão de beleza e relaxamento acolheu as mamães que estão com bebês internados na Unidade de Cuidados Intermediário (UCINCa).
Uma das mães homenageadas, Gislaine Silva, 32 anos, participou do 1º Chá das Mães na Casa da Puérpera enquanto o filho está se recuperando. Abner é o quinto filho de Gislaine e recebe os cuidados médicos no UCINCo desde o dia 14 de abril.
“Não é fácil ter que passar o dia das mães internada, mas o acolhimento aqui tem sido muito bom e nos ajuda enfrentar o processo de recuperação do meu pequeno que está instável, porém se recuperando bem”, relata.
No mesmo dia, no CMPC, a programação envolveu os pacientes que aguardavam por consultas com uma palestra com o tema “A autoestima é desenvolvida com os elementos fornecidos de relações familiares e sociais”, com a psicóloga Stephane Beatriz e Iranildes Pereira. Em seguida, houve o momento dançante com técnica de educação física e acolhimento.
A programação segue ainda no domingo (14), Dia das Mães, com um almoço especial para as funcionárias e mães da Casa da Puérpera e do Método Canguru, no Hospital da Mulher. Entrega de rosas e brindes marcam as comemorações.
Na segunda-feira (15), distribuição de rosas para as mamães do ambulatório e emergência, além de uma manhã de bem estar na Casa da Puérpera, às 10h, encerram as homenagens.
De acordo com Gilberte Lucas, diretora presidente da Fundação Hospitalar – que gerencia o Hospital da Mulher – o momento é de homenagear aquelas que se dedicam em cuidar dos pequenos e que podem estar passando por um momento difícil.
“O nosso objetivo é complementar a assistência e o carinho que recebem diariamente dos profissionais de saúde. É um dia para lembrar o quanto elas são importantes e, ao mesmo tempo, nos abastecer com esse amor materno que aquece o coração”, observa Gilberte Lucas.
Infrações da Secom