O Centro Municipal de Prevenção ao Câncer Romilda Maltêz (CMPC), referência na saúde de Feira de Santana, comemora 21 anos de atuação com a marca impressionante de quase meio milhão de atendimentos realizados. A data será celebrada nesta segunda-feira, 7 de abril, a partir das 8h, com um evento especial em comemoração ao Dia Mundial da Saúde.
Com 21 anos de compromisso com a saúde e a prevenção, o CMPC se tornou um dos principais pilares da assistência médica na cidade, oferecendo atendimento humanizado e de qualidade para a população feirense. Desde sua inauguração, o centro tem promovido uma série de avanços significativos, com a ampliação de especialidades médicas e aquisição de equipamentos de última geração.
De acordo com Gilberte Lucas, diretora-presidente da Fundação Hospitalar, autarquia responsável pelo CMPC, a unidade tem registrado importantes avanços ao longo dos anos. Ela destaca a ampliação das especialidades médicas e a implantação de novos serviços. “O CMPC é um importante equipamento público que oferece consultas e exames pelo SUS. O aniversário é uma oportunidade para dar à população novos serviços, com reformas e ampliação de salas e ambulatórios. Estamos avançando nas especialidades que oferecemos à população”, afirmou Gilberte.
O CMPC já realizou mais de 461.818 atendimentos entre exames e consultas ao longo da última década. Só em 2024, a unidade realizou 62.093 atendimentos, e em apenas três meses de 2025, já contabilizou 14.049 atendimentos. A unidade oferece cerca de 30 procedimentos médicos especializados, além de serviços de assistência social e psicologia, atendendo às crescentes demandas da população.
Excelência no diagnóstico precoce
Inaugurado em nova sede em 24 de outubro de 2014, o CMPC passou a contar com uma estrutura moderna e adequada para o atendimento especializado no diagnóstico precoce do câncer, consolidando-se como um centro de referência para a prevenção e tratamento dessa doença.
O Centro Municipal de Prevenção ao Câncer é pioneiro no município e na região, oferecendo uma gama completa de serviços, que incluem consultas, exames de biópsia, ultrassonografia, colposcopia, e outros exames especializados como eletrocardiograma, exames citopatológicos e muito mais.
Aumento nos diagnósticos
Em 2024, o CMPC registrou 335 novos casos de câncer, representando um aumento de 28% em relação ao ano anterior. Entre os diagnósticos, destacam-se 91 casos de câncer de mama, 178 de câncer de próstata e 61 de câncer de útero. A unidade de saúde tem se dedicado a realizar diagnósticos precisos e oferecer acompanhamento contínuo aos pacientes, com suporte psicológico e assistência social.
A enfermeira Carolina Reis, referência no atendimento a pessoas com câncer, enfatiza a importância do diagnóstico precoce, lembrando que as campanhas de prevenção como “Março Lilás”, “Outubro Rosa” e “Novembro Azul” têm sido fundamentais. “Essas campanhas fortalecem nossa assistência, e conseguimos atender cerca de 300 pessoas por mutirão. No CMPC, os pacientes já saem com a previsão de retorno, e, em casos de diagnóstico positivo, oferecemos o acompanhamento psicológico e o suporte social necessário”, afirmou Carolina.
Endereço e funcionamento
O CMPC funciona de segunda à sexta-feira, das 7h às 18h, e está localizado na Rua Barão do Rio Branco, 621 – Centro, próximo ao cruzamento com a Avenida Presidente Dutra. Para agendamentos e mais informações, os interessados podem entrar em contato pelos telefones: 3602-7338 / 3602-7339 / 3602-7340. A unidade é também conhecida como a antiga Liga Baiana.
Com mais de duas décadas de história, o CMPC segue sendo um exemplo de cuidado e comprometimento com a saúde da população, e um símbolo da luta contra o câncer em Feira de Santana e região.
Secom