Pesquisa da Quaest Consultoria, contratada pela Genial Investimentos e divulgada quarta-feira (06), aponta o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o presidente Jair Bolsonaro (PL) empatados entre eleitores do Centro-Oeste do país, na disputa pela Presidência da República. Nas outras quatro regiões, Lula ocupa isoladamente a liderança.
Em Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e no Distrito Federal, Lula tem 39% das intenções de voto, e Bolsonaro, 35%, na pesquisa estimulada —quando o entrevistado recebe uma lista prévia com os nomes dos presidenciáveis. Como a margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos, os dois estão tecnicamente empatados.
Lula lidera nas demais regiões do país, com a maior vantagem no Nordeste, de 37 pontos percentuais (59% a 22%), e a menor no Sudeste, onde tem cinco pontos a mais que o adversário (38% a 33%).
Em todo o território nacional, Lula segue na liderança, com 45% das intenções, ante 31% de Bolsonaro.
A pesquisa de hoje não pode ser comparada ao levantamento da Quaest feito em junho, porque nesta foi excluído o nome do General Santos Cruz (Podemos).
Veja a intenção de voto para presidente por região:
Nordeste
Lula (PT): 59%
Bolsonaro (PL): 22%
Outros: 10%
Não vai votar ou indeciso: 9%
Sudeste
Lula (PT): 38%
Bolsonaro (PL): 33%
Não vai votar ou indeciso: 15%
Outros: 14%
Sul
Lula (PT): 40%
Bolsonaro (PL): 32%
Não vai votar ou indeciso: 15%
Outros: 13%
Centro-Oeste
Lula (PT): 39%
Bolsonaro (PL): 35%
Não vai votar ou indeciso: 13%
Outros: 13%
Norte
Lula (PT): 48%
Bolsonaro (PL): 32%
Outros: 12%
Não vai votar ou indeciso: 8%
O levantamento ouviu 2.000 pessoas pessoalmente, entre os dias 29 de junho e 2 de julho. O índice de confiança, segundo o instituto, é de 95%. A pesquisa foi registrada no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) sob o número BR-01763/2022 e teve o custo de R$ 268.742,48.
O Quaest é um instituto de pesquisas com sede em Belo Horizonte. Até 2020, segundo dados do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), a empresa realizava pesquisas eleitorais só em Minas Gerais. Hoje, faz levantamentos sobre intenções de voto para presidente, governador e para o Senado em São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Bahia. O instituto tem uma parceria com a Genial Investimentos, a qual financia levantamentos para as eleições de 2022. As pesquisas são realizadas com entrevistas presenciais
Fonte UOL