Publicidade
Publicidade

Município do Agreste sergipano tem candidatura única na disputa pela prefeitura; entenda

Osvaldo Cruz
2 Min Leitura

O município de São Miguel do Aleixo tem candidata única disputando a vaga para a prefeitura nestas Eleições 2024, de aco rdo com o Tribunal Superior Eleitoral. Um estudo da Confederação Nacional dos Municípios (CNM) aponta que a situação é a mesma em outras 213 cidades pelo país.

Segundo a legislação, é eleito o candidato que receber a maioria dos votos válidos. No caso de candidato único, ele precisa de apenas um voto. Caso não haja sequer um voto, deve ser convocada uma nova eleição.

A população de Aleixo é de cerca de 3,4 mil pessoas, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Na cidade, a única candidata é Cleane dos Santos Nunes (Cleane de Everton), do União — mesmo partido do vice, Rogério Barbosa, de 47 anos.

Nascida em Itabaiana (SE), a candidata tem 41 anos, se declara como branca, é solteira e tem ensino médio completo. Tem como ocupação comerciante e exerceu cargo de secretária de Finanças na atual gestão. Os bens da candidata são R$ 40 mil em espécie.

Cleane é irmã do ex-prefeito Everton dos Santos Lima, que morreu em 2020, aos 32 anos, em um acidente de carro.

Características dos municípios com candidatura única

A maior parte dos municípios nesta situação está no Rio Grande do Sul (43). O aumento do número de candidatos únicos ao comando das prefeituras ocorre em meio à diminuição da quantidade de candidaturas para este cargo em todo o país: em 2020, foram 19.379 postulantes às vagas, nos mais de 5,5 mil municípios do país. Em 2024, este número chegou a 15.441, uma redução de 20,3%.

As cidades com um único candidato à prefeitura em outubro têm uma média de 6,7 mil habitantes.

Fonte G1

Compartilhe este artigo