O prefeito Bruno Reis (União-BA) lidera com folga a disputa eleitoral em Salvador, na Bahia, segundo um novo levantamento do instituto Paraná Pesquisas. Os resultados foram divulgados nesta terça-feira 4.
Segundo o levantamento, Reis tem, no cenário estimulado, 64% das intenções de voto. Em segundo lugar aparece Geraldo Jr. (MDB-BA), com 11%. Há ainda outros dois nomes citados: Kleber Rosa (PSOL-BA), com 3,8%, e Victor Marinho (PSTU), com 3,3%.
O instituto monitorou, ainda, as intenções de voto espontâneas, quando não se apresenta a lista de candidatos aos entrevistados. A lista, neste caso, traz nomes distintos, como o do ex-prefeito ACM Neto (União) e do ex-governador e atual ministro Rui Costa (PT). Veja a lista dos citados pelos eleitores:
Bruno Reis – 26,4%
ACM Neto – 6,5%
Geraldo Jr. – 2,6%
Kleber Rosa – 0,3%
Rui Costa – 0,3%
Victor Marinho – 0,1%
Outros nomes citados – 0,8%
Não sabe/ Não respondeu – 51,9%
Ninguém/ Branco/ Nulo – 11,3%
Cabos eleitorais
O Paraná Pesquisas mediu, ainda, o impacto dos apadrinhamentos políticos na disputa eleitoral em Salvador. Foram monitorados os nomes de ACM Neto, do presidente Lula (PT), Rui Costa, do atual governador Jerônimo Rodrigues (PT) e do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).
No momento, o ex-prefeito e o atual presidente são os melhores ‘cabos eleitorais’ para um candidato na capital baiana.
São 33,9% os que dizem que ‘com certeza votariam’ em um candidato apoiado por ACM Neto e 32% os que fazem a mesma afirmação quando perguntados sobre o apoio de Lula.
A maiores rejeições, por sua vez, são a nomes ligados a Bolsonaro e ao atual governador. Rui Costa também soma um alto índice de rejeição.
62,5% dizem que ‘jamais votariam’ em um candidato apoiado pelo ex-capitão.
Sobre o apoio de Jerônimo Rodrigues, a rejeição é de 47,9%.
Rui Costa, por sua vez, afastaria 43,4% dos eleitores.
A pesquisa entrevistou 800 eleitores de Salvador entre os dias 29 de maio e 3 de junho. A margem de erro é de 3,5 pontos percentuais e o nível de confiança é de 95%. A pesquisa está registrada no número BA-01943/2024.
Fonte da materia Carta Capital