Umas das parlamentares que mais têm atuação na área da saúde em Feira de Santana é a vereadora Aldiney Bastos (Neinha). A edil expressou preocupação com os profissionais de saúde nesta pandemia por Covid 19.
A vereadora chama a atenção e descreve como uma luta na guerra o trabalho dos profissionais de saúde contra o coronavírus, pois são esses profissionais os soldados da linha de frente.
Neinha que também é profissional de enfermagem sabe dos riscos que eles correm no contato direto com os pacientes. “É necessário redobrar os cuidados, qualquer erro poderá ser fatal, eles estão em contato direto, não ha como eles se esquivarem, são diferentes de todos dentro da sociedade, não podem se negar a atender ou até mesmo ficar em quarentena como seus familiares. Devem ser reconhecidos pelo heroísmo, eles não tem opção, são os soldados de frente na batalha contra a doença”, lembra Neinha, alertando para que os profissionais se cuidem mais, pois, também são os que mais correm risco nesta pandemia do coronavírus.
Segundo autoridades sanitárias espanholas, dos 40 mil casos de coronavírus confirmados na Espanha, cerca de 5.400 — aproximadamente 14% — são de profissionais da saúde.
Os profissionais de saúde representam quase 10% de todos os contaminados pelo novo coronavírus na Itália. No domingo (22/03), o número de médicos e enfermeiros com a doença somava 4.824, um aumento de 32%.
Em Brescia, epicentro do surto na Itália, entre 10 e 15% dos médicos e enfermeiras foram contaminados.
Madri, no Hopistal La Paz, um dos maiores da capital espanhola, 426 empregados — 6% do total de profissionais da saúde — estão confinados.
A situação não tem sido diferente no Brasil, muitos profissionais de saúde estão sendo infectados pelo coronavírus. “Na Bahia e em Feira de Santana temos caso de ao menos uma profissional esteve atendendo na cidade e estava infectada. É preciso redobrar os cuidados e manter uma troca frequente de equipamentos de proteção, como mascaras, luvas, álcool gel e outros necessários”.