A vereadora Gerusa Sampaio (DEM), durante pronunciamento na tribuna da Câmara Municipal de Feira de Santana, nesta segunda-feira (07), informou que fez uma indicação ao Governo Municipal para a criação de um Conselho Municipal de Proteção aos Animais.
Inicialmente, a edil falou sobre uma Feira de Animais, que ocorreu no último domingo (06), promovida por uma ONG em parceria com o Município. “Venho registrar, apoiar e também incentivar a parceria que tem sido feita no Município com relação à Associação Protetora dos Animais (APA) e o Centro Municipal de Zoonoses, na realização de uma feira de adoção de animais, isso é importante”, disse.
Em seguida, ela lembrou-se de um caso que, recentemente, comoveu a cidade de Feira de Santana, onde uma idosa morreu após ser atacada por um pit bull. A vítima era vizinha da família que criava o cachorro e costumava entrar na casa. Como no momento do ataque chovia e ela usava um guarda-chuva, acreditam que o animal não reconheceu a idosa. “Agiu por instinto, infelizmente, o cachorro atacou e ela foi a óbito. A vizinhança não quis mais o animal e os donos entregaram no Centro de Zoonoses, onde ficou dois meses, mas já foi levado para a doação, já está em uma família. A gente não pode culpar o animal porque agiu por instinto”, avalia.
Gerusa ressaltou a importância de se criar um órgão que proteja e defenda os animais de maus tratos, abandonos, exploração e outros em prejuízo da segurança e ofensa a integridade física dos animais e pessoas. “Feira de Santana ainda não possui Conselho de Proteção aos Animais. Já existe como forma de lei, como é inconstitucional, vereador não pode instituir conselho, cabe ao Executivo. Esta indicação está pronta para que Feira tenha o Conselho Municipal de Proteção ao Animal”, afirmou.
Para a vereadora, o Município tem obtido grandes avanços na área de proteção dos animais, junto com a APA. “São grandes avanços, em parceria com a APA. Até o castra móvel já existe em Feira. Animal de rua, que, muitas vezes, ficamos incomodados com gatos, cachorros, mas basta ligar para APA que a mesma vai ao local fazer a castração do animal”, informou.
A vereadora informou que sempre vem apoiando o trabalho desenvolvido pela APA. “Sempre que possível esta vereadora disponibiliza verbas para APA, que cuida de animal de rua, vítima de maus tratos. sabemos que o animal precisa deste atendimento, deste amparo e também de um conselho municipal, em parceira com a Secretaria de Saúde, de Meio Ambiente. Levarei essa sugestão ao prefeito”, afirmou.
Ascom