A sonda espacial Solar Parker, lançada em 2018, detonou seu próprio recorde de objeto mais veloz construído pelo homem.
Em sua missão de estudar o Sol, a sonda está usando uma série de ajustes orbitais assistidos por gravidade, o que neste caso está sendo feito por sobrevoos em Vênus.
No último dia 21 de Agosto, a Solar Parker atingiu 635.266 km/h ao redor do Sol, detonando seus recordes anteriores de velocidade, que chegaram a 540.000 km/h em Maio de 2021 e a 586.863 km/h em novembro de 2021.
E este quase certamente não é o limite, já que o sobrevoo feito agora representa a 17ª passagem por Vênus, de um total planejado de 24 até o final da missão, no final de 2025.
E essa velocidade extrema fez com que a sonda batesse outro recorde: O de objeto construído pelo homem que mais se aproximou do Sol, chegando a 7,26 milhões de km da superfície solar.
Em cada passagem, a sonda primeiro vai além de Vênus para usar a gravidade do planeta para moldar sua órbita. Esse auxílio gravitacional aumenta a velocidade da sonda e a empurra cada vez mais perto do Sol.
Os cálculos iniciais da NASA apontavam que o sobrevoo final deveria fazer a Solar Parker se aproximar dos 7 milhões de km da superfície do Sol, mas este número já está bem próximo faltando ainda sete passagens. Agora os controladores da missão falam em uma aproximação a 6,16 milhões de km. Por decorrência, o recorde de velocidade de objeto mais rápido já produzido pelo homem continuará a ser batido até o final da missão.
Fonte Inovação Tecnológica