A tecnologia passa a ser usada em Feira de Santana como aliada no combate aos focos do mosquito aedes aegypti, transmissor da dengue, chikungunya e zika vírus. Por iniciativa da Secretaria Municipal de Prevenção à Violência e Promoção dos Direitos Humanos (Seprev), as câmeras de vídeo-monitoramento passam a vasculhar e identificar os possíveis focos da doença em locais de difícil acesso.
Instaladas em locais estratégicos espalhadas pela cidade, as câmeras de vídeo-monitoramento estão sendo utilizadas para realizar a varredura em locais abertos, em quintais, telhados e lajes. E, através delas, são observadas as condições de piscinas e tanques, além de vasilhames e lixo, alertando quando a necessidade de manutenção ou mesmo de fechamento das tampas.
A iniciativa, conforme o secretário da Seprev, Mauro Moraes, já vem sendo empregada desde quinta-feira, 07. Até então já foram identificados 17 pontos de foco do mosquito aedes aegypti, tanto em prédios quanto ao ar livre, a exemplo de veículos abandonados ao longo da BR-116 Norte, imediações do bairro Parque Ipê. As imagens são encaminhadas para a Secretaria Municipal de Saúde, que encaminha profissionais aos locais para fiscalização e notificação.
Ao todo são 185 câmeras de vídeo-monitoramento que estão sendo utilizadas no serviço, uma ideia sugerida pelo guarda municipal Elmo Rosário e que vem dando bons resultados.
Secom