Um dia após a ação dos vereadores que fiscalizou uma obra na BR 324 que está aterrando a nascente do Rio Subaé, o secretário municipal de meio ambiente, Mauricio Carvalho, não deu nenhuma importância as denuncias e não enviou qualquer justificativa para a liberação da licença que possibilitou a prática do aterramento da lagoa.
A falta de atitude e consideração do secretário irritou alguns edis que reagiram na Câmara e com isso apareceu mais um agravante. O secretário teria ignorado o laudo técnico da UEFS- Universidade Estadual de Feira de Santana, que aponta a área aterrada como de preservação ambiental.
O líder do Governo na Câmara, vereador José Carneiro (PSDB), disse na manhã desta terça-feira (24), que não recebeu nenhuma informação do secretário. “Queria me referir a uma questão da visita ao canteiro de obras daquela empresa, onde, segundo denúncias, está aterrando a Lagoa Subáe. Primeiro, queria dizer, como líder do Governo, que não recebi absolutamente nenhuma orientação do secretário Maurício Carvalho, para, no mínimo, dar uma explicação sobre aquela situação. Silêncio para mim é porque quem cala consente. O silêncio representa algo que não quer despertar”, disse Zé.
O vereador acredita que é importante que haja esclarecimento sobre o caso por parte da Secretaria Municipal de Meio Ambiente. “Acho que, no mínimo, precisava passar para mim ou Marcos Lima, vice-líder, informações detalhadas sobre a situação. Como não tenho informação da própria Secretaria, algumas coisas me chamam atenção”, disse.
Segundo José Carneiro, o ex-vereador Roberto Tourinho, no período em que esteve à frente da pasta, vetou a obra, que foi liberada pelo atual secretário Maurício Carvalho.
“Quando o então secretário Tourinho estava à frente da pasta não liberou a licença, vetou a obra. E a informação que termos é que três, quatro dias depois que Maurício Carvalho assumiu, ele liberou a obra. Fica, no mínimo, uma interrogação”, afirmou.
O edil salientou ainda que não é da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) o laudo citado pelo vereador Alberto Nery (PT) atestando que o empreendimento que está sendo erguido na BR 324 situa-se em área de preservação ambiental.
“Queria informar que o laudo não foi da Uefs, e sim do engenheiro Gerinaldo Costa, que é professor da Universidade. Isso não quer dizer que Gerinaldo esteja errado. O que me preocupa é que a Secretaria, pelo que ouvi dos colegas vereadores, permitiu que a empresa contratasse outra empresa para dar o parecer, e isso é esdrúxulo; isso me deixa muito preocupado, se constatado a veracidade dessa situação”, destacou.
Zé Carneiro lembra que esteve visitando a referida obra. “Não sou técnico, apenas vi a olho nu uma máquina tirando uma camada de barro, que imagino que seja da própria lagoa. E, diante do que vimos a olho nu, como leigo, imaginamos que aquilo não está correto”, avalia.
O líder governista garantiu que o prefeito José Ronaldo de Carvalho (DEM) é contra qualquer tipo de irregularidade e mandou um recado para o secretário: “Temos um Governo em Feira comandado pelo prefeito José Ronaldo que não permite, não admite que aconteça no seu Governo coisas que venham a denegrir a imagem. Tenho a certeza de que o cidadão José Ronaldo e prefeito desta cidade não vai permitir nunca que use o seu Governo para outros fins. Não quero acreditar que usou de má fé, quero acreditar na idoneidade do secretário Maurício Carvalho e do ex-vereador Tourinho, mas se algo acontecer, prepare a cabeça, pois o prefeito não perdoa”, alertou.
Com informações da Ascom