Nesta sexta-feira, 10, a Prefeitura de Arapongas, por meio da Secretaria Municipal de Segurança Pública e Trânsito (Sestran), realizou no Cine Teatro Mauá a apresentação oficial dos novos guardas municipais de Arapongas (GMA) que passam a integrar o efetivo. Ao todo, 13 novos GM’s, sendo 11 homens e duas mulheres, foram convocados após aprovação no último concurso público – realizado em 2019. Com as novas incorporações, o efetivo da Guarda Municipal de Arapongas passa a ter 94 integrantes. O ato abriu também o Curso de Formação, que contará com grade curricular da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), além de apresentações em grupo, treinamentos e demais atividades. Conforme a Sestran, o curso conta com carga horária de 1.070 horas – com uma duração de quatro meses.
“Arapongas ganha muito com a vinda dos novos GM’s. Daqui quatro meses, com a conclusão do curso, estarão aptos para somar com a segurança pública municipal”, disse o secretário municipal de Segurança, Paulo Argati. Esta será a 4ª turma de Formação de Guardas Municipais de Arapongas. O curso será ministrado pela GM e coordenadora Oliveira, supervisor GM Vagner e GM Bertoli, além do auxílio técnico de outros GM’s instrutores.
O superintendente da Guarda Municipal, GM Micheletti, também deu as boas-vindas ao grupo. “Ganhamos um belo presente. E tudo isso só foi possível graças à dedicação de cada um de vocês, além dos esforços e articulação da própria gestão municipal, por meio do prefeito Sérgio Onofre e das Secretarias Municipais, possibilitando o chamamento desses aprovados”, disse.
O prefeito Sérgio Onofre reforçou a importância da integração, disciplina e investimentos para uma boa efetividade da segurança pública. “A qualidade da atuação desses novos GM’s certamente será tão boa quanto a dos nossos GM’s mais antigos. A troca de experiência será fundamental neste processo. Além disso, a integração de todas as Forças de Segurança tem dado bons resultados à segurança pública de Arapongas”, salientou Onofre. Ele também anunciou a implantação do modelo de ensino cívico-militar em mais três colégios estaduais de Arapongas: Júlia Wanderley (Centro), Irondi Pugliesi (Zona Sul) e Racanello Sampaio (Vila Araponguinha). “Uma notícia em primeira mão, já confirmada pelo nosso governador Ratinho Jr. A disciplina cívico-militar tem o poder de mudar positivamente uma geração, com disciplina e respeito. Aqui em Arapongas, na Rede Municipal, este modelo de ensino tem dado muito certo. Queremos que nossos alunos municipais saiam do ensino fundamental e possam dar continuidade com esta grade curricular na rede estadual”, reforçou.
PARCERIA
Também cooperando com o desenvolvimento da segurança pública de outros municípios, o Curso de Formação da Guarda Municipal de Arapongas contará com a presença de cinco GM’s da cidade de Cruzmaltina (PR). A formação em conjunto é possibilitada pelo Termo de Cooperação Técnica realizado entre os municípios.
Participaram também do evento o secretário de Governo, Rafael Cita, e demais secretários municipais, prefeito de Cruzmaltina, Natal Casavechia, major Alesandro Wolski (comandante da 7ª CIPM), capitão Olesh Kindra (comandante do Bombeiro de Arapongas), gestor administrativo da PRF Londrina, Rafael Sambatti, vereadores, guardas municipais e outros representantes de Paranavaí e Sarandi, representantes do Comuts, Conselho Tutelar, delegado adjunto da 22º Subdivisão de Arapongas, Dr. Anderson Seiji, representante do deputado estadual, Tiago Amaral, lideranças políticas e familiares dos GM’s.
.