O Pentágono planeja lançar um avião experimental hipersônico secreto que poderia funcionar como um foguete, segundo informa o jornal britânico The Independent
A Agência de Pesquisa de Projetos Avançados de Defesa (DARPA, na sigla em inglês), em parceria com a empresa norte-americana Boeing, trabalha no desenvolvimento do avião Phantom Express, capaz de chegar ao espaço a velocidades muito altas e voltar para a Terra. O projeto faz parte do programa Aeronave Espacial Experimental (XS-1) da agência.
“O Phantom Express está projetado para transformar o processo de lançamento de satélites, tal como o conhecemos hoje em dia, e criar uma nova capacidade de lançamento espacial mais acessível e com menos riscos”, explicou Darryl Davis, diretor do departamento experimental do Phantom da empresa Boeing, citado pelo The Independent.
Espera-se que na fase de teste do programa experimental sejam realizados 10 voos de demonstração durante 10 dias.
Não obstante, a Boeing e a DARPA ainda não revelaram que tipo de satélites levará a bordo o Phantom e qual será sua missão principal. Atualmente se sabe que o avião espacial cumprirá tanto missões comerciais, como governamentais.
Anteriormente, a Força Aérea dos EUA lançou em órbita da Terra o avião espacial X-37B com uma misteriosa carga a bordo. Há várias teorias sobre qual seria o objetivo da aeronave: servir como um bombardeiro espacial ou servir de sonda clandestina para eliminar satélites de espionagem. (Sputnik).