O prefeito de Ipecaetá, o médico Marcel Gomes (PMDB), vai tentar a carreira solo, será candidato a reeleição e promete bater nos dois grupos tradicionais da cidade.
Dr. Marcel foi candidato em 2008 obtendo 400 votos não se elegendo para prefeito, já na eleição de 2012, ele fechou acordo com o ex-prefeito Ailton Silva e se elegeu com 5.295 votos após derrotar o ex-prefeito Elcior Piaggio que obteve 4.661.
Após as eleições, Dr. Marcel rompe laços políticos com o grupo do ex-prefeito Ailton Silva, e sendo adversário político do ex-prefeito Elcior, só tem uma saída, seguir carreira solo.
Agora, Marcel vai tentar o maior feito em sua carreira política, terá que bater os dois grupos tradicionais da cidade e tentar se reeleger em outubro.
Segundo o prefeito Marcel, o nome para ganhar as eleições em 2012 era o dele e explica por que:
“Um ano antes das eleições de 2012, segundo uma pesquisa, antes do apoio do ex-prefeito Ailton, eu tinha 25%, Zaquel 19%, Bezaliel 4%, e Elcior 39%, além disso, tinha o capital político, então não precisei de apoio financeiro de ninguém e nem da máquina, então eu era o único nome para ganhar a eleição de Elcior, todo o município sabia disso. Contei com o apoio do ex-prefeito e o povo me elegeu”, disse Marcel, otimista de que vai repetir o feito sem o apoio dos grupos tradicionais de Ipecaetá.
Na eleição passada, segundo o prefeito ele tinha 25 % dos votos, e ganhou a eleição com 42,04%, seu adversário obteve 37 %, na matemática, se somasse os números da eleição da oposição, hoje, Dr. Marcel estaria derrotado sumariamente. Se não vejamos: 37 + 17 = 54%%, contra os 25% do prefeito ou ainda pode ser pior se dividir os 42,04 % ao meio, (50% para Marcel e 50% para Ailton) ficaria 37% de Elcior, mais 21,02% de Ailton totalizando 58.02%, contra 21,02 % de Marcel.
Os dados ainda ficam piores quando são comparados a eleição passada em 2008. Ailton eleito com 4.219, 47% dos votos válidos, Elcior 4.134, 46% dos votos válidos e Marcel 457, 5% dos votos válidos.
Analisando os últimos números das eleições passadas no município de Ipecaetá, não conseguimos ver a luz que o atual prefeito está enxergando que lhe possibilite a reeleição. Assim, há não ser que haja uma fórmula mágica, o prefeito Dr. Marcel terá que para se eleger, somar forças com um dos dois adversários ou terá que esperar mais um pouco para retornar ao poder em Ipecaetá.
Contra fatos não há argumento.