Publicidade
Publicidade

Guarda Municipal conduz a Tocha Olímpica em Feira de Santana

Osvaldo Cruz
3 Min Leitura

 

Prefeito Recepciona atleta condutos da Tocha Ol_mpica Foto ACM (1)A Tocha Olímpica, símbolo das Olimpíadas Rio 2016 chegou a Feira de Santana nesta quarta-feira (25). O inspetor da Guarda Municipal,Reginaldo Pinto foi uma dos feirenses que fizeram o revezamento da tocha pela cidade.

Centenas de pessoas estiveram nas ruas para conhecer uma das personagens principais dos jogos Olímpicos Rio2016: a tocha Olímpica. Este foi um momento histórico para a cidade, visto que Feira de Santana estava entre as cidades do Brasil que a tocha iria percorrer.

Reginaldo, que além de guarda municipal também é jornalista foi o último a conduzir o símbolo das Olimpíadas na cidade. Para ele foi um momento único. “Foi muito lindo e emocionante conduzir a tocha por Feira de Santana. Estou muito feliz. Mais de 35 anos de serviço prestado pela guarda Municipal e hoje sinto-me grato por poder conduzir a Tocha Olímpica”.

O ponto de partida do revezamento começou  em frente à Paróquia Santo Antônio,  na avenida Presidente Dutra, em seguida seguiu em direção à rua Felinto Marques de Cerqueira, passou pela General João Costa, percorreu pela avenida João Durval Carneiro, Newton Rique e rua Frei Caneca até chegar na avenida Maria Quitéria. A última etapa do percurso seguiu sentido o centro da cidade, saindo da Maria Quitéria e entrando na rua Carlos Valadares. Os atletas seguiram pela avenida Senhor dos Passos até o cruzamento com a Getúlio Vargas, onde já de frente à Prefeitura foram recebidos pelo prefeito José Ronaldo de Carvalho, o arcebispo metropolitano da Arquidiocese de Feira de Santana, dom Zanoni Demettino Castro, vereadores, deputados e o público em geral.

A tocha seguiu para o município de Riachão do Jacuípe e continuará seguindo dando continuidade a uma história de 2.900 anos, e desembarcará no Maracanã no dia 5 de agosto de 2016.

A tocha Olímpica representa, também, um novo capítulo para a milenar história do objeto. Sua chama remete aos primórdios dos Jogos, no século 8 a.C.: os gregos da Antiguidade consideravam o fogo um elemento divino e mantinham chamas sempre acesas em frente a seus principais templos – como o santuário de Olímpia, que recebia as competições esportivas.

Segundo a tradição o revezamento da tocha refere-se aos mensageiros da Grécia Antiga que viajavam pelas cidades anunciando a data dos Jogos. Além de convidar os cidadãos a irem até Olímpia, os mensageiros proclamavam a “trégua sagrada”: um mês antes e enquanto durassem as competições esportivas, todas as guerras em curso deveriam cessar para que atletas e espectadores pudessem participar dos Jogos com segurança.

Nayanne Amorim

Fotos: Secom

[foogallery id=”40460″]

Compartilhe este artigo