O Partido Progressista (PP) poderá ter candidato próprio a prefeito de Feira de Santana no ano que vem. O partido, que integra a base de apoio ao governador Rui Costa (PT), analisa a possibilidade de lançar os nomes de Jairo Carneiro ou Eliana Boaventura para a disputa pelo Paço Municipal.
“O PP tem pensado em lançar candidatura nos maiores municípios da Bahia. Vamos conversar com o governador e ver o que melhor para Feira de Santana. O próprio vice governador nos chamou e pediu uma análise de qual dos nomes seria melhor para apresentar”, explicou Eliana.
A ex-deputada acredita ser natural a formação de várias chapas ligadas ao PT, afim de ‘forçar’ o segundo turno para o enfrentamento ao prefeito José Ronaldo (Dem), pré-candidato natural a reeleição. “Se pulverizamos o primeiro turno, é claro que terá o segundo turno. É uma disputa melhor em que as pessoas pensam mais e veem com melhor clareza as propostas”.
Caso não se consolide a idéia de candidatura própria, o PP vai integrar a chapa do PT. Na última eleição municipal, Eliana foi candidata a vice-prefeita na chapa do petista Zé Neto. “A nossa tendência fazer uma aliança com o PT, já que fazemos parte o mesmo grupo”.
Atualmente Eliana Boaventura está à frente da Superintendência de Estudos Econômicos do Estado. Já o ex-deputado federal Jairo Carneiro ocupa hoje a função de diretor de Administração e Finanças do Desenbahia.
Além da possibilidade de uma candidatura do PP, outras oito lideranças políticas são especuladas para a disputa pela prefeitura: o próprio prefeito José Ronaldo (Dem); o deputado estadual José Neto (PT); o deputado federal Fernando Torres (PSD), Jonathas Monteiro (PSol), Leonardo Pedreira (PCO); e Ângelo Almeida (PSB). Também estão sendo cotados o empresário Nivaldo Vieira e o deputado federal Irmão Lázaro.
Fonte: De Olho na Cidade