Vladimir Putin continua a ser a pessoa mais poderosa do planeta. Pelo segundo ano consecutivo, o líder russo superou concorrentes óbvios, como Barack Obama (Estados Unidos) e Angela Merkel (Alemanha). Não é a toa: a Rússia tem tido cada vez mais influência em assuntos externos, como na guerra civil da Síria e no combate ao Estado Islâmico.
VEJA MAIS: 10 maiores bilionários brasileiros em 2015
Obama, por sua vez, caiu uma posição neste ano. O presidente norte-americano perdeu o segundo lugar para a chanceler alemã, que comanda a economia mais sólida da Europa. Dilma Rousseff, também uma das mulheres mais poderosas do planeta, no entanto, continua a cair. Depois de ter feito parte do Top 20, a presidente brasileira caiu mais seis colocações, para a 37ª posição.
A lista anual de FORBES das pessoas mais poderosas do mundo reúne chefes de Estado, líderes religiosos (o Papa Francisco manteve-se no 4º lugar), bilionários, CEOs e chairmen dos maiores conglomerados do mundo e outras figuras influentes do planeta. Como é o caso dos estreantes Salman bin Abdulaziz Al Saud (14º), Rei da Arábia Saudita, e Donald Trump (72º), pré-candidato à Casa Branca pelo Partido Republicano.
Neste ano, 73 nomes foram selecionados, um para cada 100 milhões de habitantes no planeta. Veja na galeria de fotos as 50 pessoas mais poderosas do mundo em 2015: