O vereador Correia Zezito (PSL), durante pronunciamento na Casa Legislativa, nesta quarta-feira (25), afirmou que idosos têm enfrentado longas filas na Secretaria Municipal de Transportes e Trânsito (SNTT) para realizarem o recadastramento ou cadastramento do cartão passe livre, que concede gratuidade no transporte coletivo. Ele sugeriu que o atendimento fosse feito de forma agendada, em virtude dos transtornos que vem causando as pessoas da terceira idade.
“A minha fala hoje é em relação ao idoso. Infelizmente, esse recadastramento que está sendo feito para confecção do cartão está trazendo transtornos. Peço às empresas e à secretaria que sejam solidárias com os idosos que estão nas madrugadas enfrentando filas para recadastrar ou cadastrar o passe”, declarou.
O edil lembrou que existe uma lei federal que concede gratuidade no transporte coletivo apenas com o documento de identidade. “A lei federal diz que só com a identidade, mas tudo bem que cadastrar vai dar melhor segurança para as empresas de ônibus. Mas, se chegar 300 idosos em uma manhã, que se faça uma distribuição de fichas, para que possa agendar para o dia seguinte”, sugeriu.
Correia continuou: “não podemos permitir que esses idosos sejam prejudicados. É injusto, é desumano, gostaria que as empresas de ônibus atentassem para a situação”, disse o vereador, informando que enviará ofícios às empresas do transporte coletivo para facilitar a vida das pessoas da terceira idade.
Em aparte, o vereador Justiniano França (DEM) sugeriu que o ofício seja encaminhado também à SMTT. “Quero dizer que o senhor trouxe um tema interessante. Como vai mandar um ofício, sugiro que mande também para a Secretaria de Transporte, e colocar não tão somente que distribua senhas, mas que agende. Assim, se no outro dia tiverem mais idosos, mais que a demanda de atendimento, já deixe agendado, para que o idoso já saiba o dia e hora que ele precisa comparecer no local, para que não precise chegar às 5, 6 da manhã”, disse o democrata, sugerindo também que esse agendamento seja ser feito por meio de um telefone da SMTT.
Retomando a palavra, o vereador Correia Zezito agradeceu pelas sugestões. “Número de contato do idoso para ligar é excelente, estarei enviando hoje mesmo os ofícios”, garantiu.