No segundo turno, o eleitor escolherá o presidente da República e, em 12 estados, o governador. Mas qual é a ordem de votação nas urnas eletrônicas? Veja abaixo como votar nas eleições 2022.
Para não se perder, é permitido levar um papel com a cola eleitoral, com os números dos candidatos anotados. É proibido o uso do celular na urna eletrônica. O eleitor poderá usar o aparelho para apresentar o e-Título aos mesários, mas deverá deixá-lo com eles — é ilegal fotografar ou filmar o processo de votação seu ou de terceiros.
Veja a ordem de votação na urna eletrônica e saiba como votar nas eleições:
Passo 1. Se houver segundo turno para governador no seu estado, o cargo será o primeiro a aparecer na tela. Esse é o caso de Alagoas, Amazonas, Bahia, Espírito Santo, Mato Grosso do Sul, Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Sul, Rondônia, Santa Catarina, São Paulo e Sergipe. Digite os dois números do seu candidato na urna eletrônica e clique em “Confirma”.
Governador: Digite os 2 números do seu candidato e clique em “Confirma” — Foto: Editoria de Arte
Passo 2. O cargo de presidente é o último a aparecer na tela das urnas eletrônicas. Digite os dois números do seu candidato e clique em “Confirma”.
Presidente: Digite os 2 números do seu candidato e clique em “Confirma” — Foto: Editoria de Arte
Para votar em branco, pressione a tecla “Branco” em qualquer um dos cargos. Em caso de erros de digitação em qualquer etapa da votação, pressione “Corrige” para recomeçar.