Com o objetivo de celebrar o Dia Municipal do Portador de Deficiência, a Câmara Municipal de Feira de Santana realizou, na manhã desta sexta-feira (18), uma sessão solene, atendendo ao requerimento nº 11/2016, de autoria de vários vereadores. Apesar de ser uma sessão comemorativa, os palestrantes aproveitaram a oportunidade para pontuar problemas e barreiras arquitetônicas na edificação, nos meios de transporte e no sistema de comunicação.
A solenidade foi conduzida pelo 2º vice-presidente Alberto Nery (PT), que compôs a mesa de honra juntamente com Carlos José Almeida São Leão, chefe da Divisão de Ação e Cidadania e Segurança Alimentar e Nutricional (representando o secretário Municipal de Desenvolvimento Social, Ildes Ferreira e o prefeito José Ronaldo de Carvalho); Juracy Gonçalves dos Santos, presidente do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência de Feira de Santana; e Aloisio Bastos de Araújo (representando a ONG Crescer Cidadão).
Após saudar os presentes, a vereadora Gerusa Sampaio (DEM) destacou a importância da realização de uma sessão desta natureza e citou, entre outras coisas, o trabalho feito pelo Governo Municipal, em especial as Secretarias de Educação e de Saúde, para garantir condições de vida com dignidade a todas as pessoas que apresentam alguma deficiência. Na oportunidade, ela também ressaltou o Dia D de Inclusão Social promovido pela Casa do Trabalhador.
“Destacar a parceria que houve ano passado com empresas promovendo o Dia D da Inclusão Social, que atendeu a pessoas com deficiência. Pessoas tão eficientes e algumas até mais comprometidas do que funcionários que não possuem nenhuma deficiência. Foi uma oportunidade de demonstrarem seu trabalho. A gente precisa cada vez mais valorizar”, disse.
Gerusa parabenizou a todos que contribuem para a inclusão social. “Parabenizo a todos que contribuem de forma direta ou indireta para a inclusão de pessoas que aparentemente tem deficiência, mas tem a grande eficiência para ajudar na nossa elevação espiritual”, ressaltou.
Aloísio Bastos de Araújo, da ONG Crescer Cidadão, lamentou o não direito ao Passe Livre para autistas em Feira de Santana. “É uma luta que vocês não têm ideia do que eu passo no dia a dia. Agradeço esta oportunidade, que nos dá direito de correr atrás dos nossos direitos. O autista é uma pessoa com deficiência e tem direito sim ao Passe Livre. Quero um dia ver esse Passe na mão de todos que necessitam de fazer acompanhamento. Fica difícil de falar, por causa da vida que a gente vive”, disse emocionado, pedindo o apoio dos vereadores da Casa da Cidadania.
O representante da ONG Crescer Cidadão citou outras dificuldades como a ausência de fonoaudiólogos em postos de saúde do Município, e também a questão do Programa de Acessibilidade ao Cidadão Especial (Pace), veículo destinado pela Secretaria Municipal de Transporte e Trânsito a atender portadores de necessidades especiais.
“Os carros do Pace são poucos veículos, o número precisa ser ampliado. Começamos a equoterapia, mas por conta da dificuldade de carros, os cadeirantes não tem conseguido fazer. Os pais não sabem a quem apelar, Feira de Santana é muito grande, tem a sede e os distritos, e as pessoas têm encontrado muitas dificuldades”, queixou-se. No entanto, Aloísio fez questão de parabenizar a vereadora Gerusa pela sua preocupação com os assuntos de interesse das pessoas com deficiência.
Carlos José Almeida São Leão, chefe da Divisão de Ação e Cidadania e Segurança Alimentar e Nutricional, parabenizou aos vereadores Alberto Nery e Gerusa Sampaio pela preocupação com o portador de deficiência. “Queremos aqui parabenizar a disposição dos vereadores Alberto Nery e Gerusa por pensarem na situação vulnerável, que hoje se encontram as pessoas com deficiência”, disse.
O chefe da Divisão de Ação e Cidadania e Segurança Alimentar e Nutricional acredita que apesar de ser uma situação séria a falta de valorização da pessoa com deficiência, tem se dado pouca atenção ao assunto. “Fico assustado como nos esquecemos de uma situação tão séria como essa. Tenho uma irmã que apesar de não parecer, tem deficiência, e já fez 52 cursos e está se formando hoje na universidade. Vejo o interesse dela em conquistar seus direitos, apesar de esquecermos desses direitos”, pontuou.
Juracy Gonçalves dos Santos, presidente do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência de Feira de Santana agradeceu a chance de estar mais uma vez na Câmara Municipal de Feira de Santana tratando da questão do deficiente. “Quero agradecer, é uma honra muito grande estar aqui mais uma vez usufruindo desta oportunidade. O motivo de estarmos aqui é a comemoração do Dia Municipal da Pessoa com Deficiência. Comemoramos porque nós temos motivos para comemorar”, disse.
O presidente do conselho citou passagem bíblica, frase de pensador e outras histórias com o objetivo de chamar atenção da sociedade para os direitos da pessoa com deficiência.
Juracy concluiu sua explanação voltando à questão do Passe Livre, que foi destacada pelo representante da ONG Crescer Cidadão. Sobre o assunto, ele considera justas as reclamações que foram feitas junto ao Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência de Feira de Santana.
“Quero aqui também me justificar com o senhor Aloísio de Jesus, que é pai de dois deficientes e passou quatro horas para renovar o Passe Livre dos seus filhos. Quero dizer ao senhor Aloísio, que isso nunca mais vai acontecer nesta cidade. Você não vai mais passar quatro horas no desconforto para renovar o Passe, porque para isso já estamos trabalhando junto à Secretaria de Trânsito, já está agendada a primeira reunião para tratarmos do assunto”, justificou.
Também prestigiaram a solenidade a senhora Rose Meire da Silva Oliveira, chefe da Divisão de Educação Especial da Secretaria Municipal de Educação (representando a Secretária professora Jayana Ribeiro); Mariana Rios, enfermeira da Coordenação Municipal de Saúde Mental (representando a Secretária Municipal de Saúde); Jurandir Mato Grosso (representando a APAE); Carla Bastos de Lima, psicóloga da Associação de Apoio à Pessoa com Câncer – AAPC; Lidiane Boaventura, assistente social do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência; Suzane Moreira de Carvalho, coordenadora do Setor de Intermediação de Mão de Obra da Casa do Trabalhador.
O evento contou ainda com a presença de Adenilde Chaves de Oliveira, diretora do Centro de Apoio Pedagógico ao Deficiente Visual Jonatas Teles de Carvalho; Cacilda Miranda da Silva, presidente do Conselho Municipal do Idoso; o ex-vereador Carlos Alberto Costa da Rocha (representando o secretário municipal de Meio Ambiente, Roberto Tourinho); Hamilton Figueiredo Teles, presidente da Associação Feirense de Síndrome de Down, além de pessoas da comunidade presentes nas galerias da Câmara.
Ascom