Na sessão desta terça-feira, 12 de setembro, o vereador Luiz da Feira expôs uma denúncia ainda mais alarmante sobre o desmatamento em áreas nos distritos de Tiquaruçu e São José em Feira de Santana. De acordo com informações recebidas de moradores locais, esse desmatamento está sendo impulsionado por interesses imobiliários na venda de lotes.
A denúncia pode ser um crime ambiental praticado pelo mercado imobiliário já que o desmatamento traz sérios prejuiízos a fauna e a flora de Feira de Santana.
Além disso, a situação também está afetando os moradores rurais que adquiriram suas terras por meio do Incra. Isso pode ocasionar danos inreparaveis no processo de aposentadoria dos trabalhadores que vivem da agricultura familiar. Outro prejuízo é que, com a transformação da zona ruaral em urbana, eles estão sendo obrigados a arcar com altos preços de IPTU, já que suas terras estão sendo consideradas urbanas, mesmo tendo origem rural.
Diante desses fatos, surge a pergunta: a quem interessa esse avanço e transformação? Essa denúncia levanta questões importantes sobre os impactos sociais e econômicos desse processo e a necessidade de medidas urgentes para preservar as áreas protegidas e garantir a segurança dos moradores rurais afetados.
Com informações de Melck Moreno