Surpreendentemente as declarações do vice-líder do governo na Câmara Municipal de Feira de Santana, Antonio Passos de Ataíde (Carlito do Peixe) DEM, revelou os verdadeiras razões de tantos projetos de resolução sendo votados na Casa. Segundo Carlito, a distribuição de Títulos e Comendas são atos políticos.
O veterano vereador, durante votação de um Titulo de Cidadão Feirense, reclamou da falta de currículo do homenageado e se absteve do voto. “esses títulos e comendas são atos políticos, todos nós sabemos, essas honrarias são para homenagear pessoas que tem serviços prestados ou ainda que se destacaram por alguma ação no município, mas, aqui são apenas por ato politico”, detonou Carlito se abstendo de votar.
São proposições que concedem as mais altas honrarias à pessoas que tenham prestado serviços de contribuição significativa para o Município. As honorárias são concedidas às pessoas não nascidas no Município, já a beneméritas são as concedidas às pessoas nascidas no Município.
No entanto, o vereador Carlito, alertou que os vereadores não pode vacilar em apresentar nomes para homenagear pessoas desconhecidas da sociedade. “Somos fiscalizadores das Leis, não podemos aqui está aprovando leis que depois nos traga problemas, não podemos, somos quem criamos as e fiscalizamos as Leis e não podemos votar e aprovar títulos e comendas que depois não possamos fiscalizar, não podemos vacilar aqui. Estamos acostumados a votar porque é um pedido do colega, mas, não temos conhecimento dos atos da pessoa e do curriculum para saber se é realmente merecedora “, alertou.
O alerta do edil, foi no sentido de a Casa aprovar uma honraria dessas e depois ter que revogar por motivos de o cidadão ou a cidadã não está qualificada para tal, o que seria uma vergonha para os legisladores perante a sociedade.