Na última segunda-feira (29), a cafeteria Casa Fornari em Feira de Santana foi o cenário de um importante encontro político. Targino Machado e o ex-prefeito José Ronaldo se reuniram com a imprensa para anunciar o apoio de Machado a Ronaldo nas próximas eleições na cidade.
Durante a entrevista, Targino Machado aproveitou a oportunidade para esclarecer sua situação jurídica. O ex-deputado revelou que o processo que levou à cassação de seu mandato na Assembleia Legislativa da Bahia foi encerrado com sua absolvição.
A Ação de Investigação Judicial Eleitoral (Aije), movida pelo Ministério Público Eleitoral da Bahia (MPE-BA), alegava que Machado havia abusado do poder econômico e político. A acusação surgira após uma auditoria da Secretaria de Saúde do Estado (Sesab), que sugeriu a suspeita de troca de atendimentos médicos por votos durante o período eleitoral de 2018.
Apesar da decisão do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) favorável a Targino Machado, a Procuradoria Regional Eleitoral recorreu da decisão. O MPE-BA sustentava que o deputado utilizou sua condição de médico para realizar atendimentos gratuitos à população de Feira de Santana com o objetivo de obter votos para sua campanha.
Com o desfecho favorável, Targino Machado está apto a disputar as eleições de 2026, caso decida se candidatar. O anúncio foi recebido com entusiasmo por seus amigos e eleitores, que esperam seu retorno à cena política.