De volta ao cargo desde a ultima sexta-feira-22/02, o secretario Ildes Ferreira encontra diversos problemas na pasta. Um deles é sobre estágios, ha muita gente batendo cabeça sem saber com resolver uma simples renovação de contrato de estagiário outro assunto foi sobre influencia de um edil para que uma determinada associação não recebesse leite do programa federal para distribuição gratuita.
Desde o início do governo do presidente Sarney investiu em políticas sociais. A bandeira vinha no slogan “Tudo pelo Social”. Dentro dessa estratégia, um dos programas de maior destaque do governo foi o Programa Nacional do Leite.
Criado no primeiro ano da Nova República, o Programa Nacional do Leite beneficiava três milhões de crianças carentes em 1987. O êxito foi reconhecido internacionalmente e apontado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como a iniciativa mais importante do mundo, naquela época, na área de assistência governamental, modelo a ser seguido por países que conviviam com elevadas taxas de desnutrição.
A carência alimentar de milhões de crianças na fase pré-escolar foi apenas um dos problemas enfrentados, no que diz respeito à falta de assistência àquela faixa da população com menor poder aquisitivo.
Em Feira de Santana, o secretário de Desenvolvimento Social Ildes Ferreira de Oliveira, divulgou uma nota desmentindo matéria publicada no último dia 27, no site da cidade. A nota informa que o secretário Ildes Ferreira a pedido do vereador Luiz Augusto de Jesus “Lulinha” DEM, havia suspendido a distribuição de Leite em uma Associação no bairro Conceição.
A nota
“Estive afastado da Secretaria por dois meses e não tive nenhuma audiência com o vereador Lulinha. A manutenção do Leite Fome Zero foi uma decisão minha, técnica, e não politica. Lembro que o leite tem público especifico e não pode ser usado politicamente”, alerta Ildes Ferreira.
A nota do secretário trás uma grande preocupação a sociedade feirense, pois, se alguém está usando o programa para se promover politicamente, a secretaria deve adotar providencias imediatas e buscar outra saída para que o programa possa chegar ao seu alvo sem manipulação politica.