Publicidade
Publicidade

Secretária da Mulher Gerusa Sampaio chama atenção da sociedade para o Outubro Rosa

Osvaldo Cruz
2 Min Leitura
Secretária Gerusa Sampaio

O Outubro Rosa é uma campanha de conscientização sobre o câncer de mama que ocorre anualmente durante o mês de outubro. Seu principal objetivo é alertar as mulheres e a sociedade em geral sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce desse tipo de câncer, que é o mais comum entre as mulheres em todo o mundo. Em Feira de Santana, a Secretária Municipal das  Mulheres, Gerusa Sampaio, ressalta a importância de toda sociedade está atenta e inclusa nessa campanha.

Durante o Outubro Rosa, várias atividades são realizadas em todo o mundo, incluindo caminhadas, corridas, iluminação de monumentos e edifícios com a cor rosa, além de palestras educativas e exames gratuitos de mamografia. A cor rosa é o símbolo da campanha e representa a luta contra o câncer de mama.

“Chegamos em outubro, mês dedicado à campanha do Outubro Rosa, que tem como objetivo a busca pela conscientização sobre o câncer de mama. É extremamente importante o autoexame, recomendado para todas as mulheres maiores de 20 anos de idade, e que feito rotineiramente sete dias após o início da menstruação facilita a percepção de qualquer alteração. Precisamos cuidar da nossa saúde e desenvolver uma rede de amor e esperança para aquelas que já estão nessa batalha. Neste Outubro Rosa, unimos nossas vozes em prol da conscientização sobre o câncer de mama!” disse Gerusa.

O câncer de mama é uma doença que pode afetar tanto mulheres quanto homens, embora seja muito mais comum nas mulheres. A detecção precoce desse câncer é fundamental para aumentar as chances de tratamento bem-sucedido. Por isso, o Outubro Rosa enfatiza a importância do autoexame das mamas e da realização regular de mamografias, especialmente para mulheres com mais de 40 anos.

Além disso, o Outubro Rosa busca quebrar tabus e estigmas associados ao câncer de mama, promovendo o apoio emocional e psicológico para as pessoas afetadas por essa doença, bem como suas famílias.

Compartilhe este artigo