O presidente da Câmara de Feira de Santana, Marcos Lima (UB), fez hoje (23), em plenário, um apelo ao prefeito José Ronaldo, sobre a liberação de recursos referentes à emendas impositivas indicadas pelos vereadores ao Orçamento Municipal. O assunto veio à tona depois que ativistas da causa animal usaram a Tribuna Livre para reclamar de dificuldades enfrentadas pela Associação de Proteção ao Animal (APA).
“Temos grande esperança de que o governo do prefeito José Ronaldo atue forte nisto, pois não podemos permitir que em uma cidade como Feira as instituições vivam mendigando recursos para manter suas atividades”, afirmou o presidente do Poder Legislativo. Ele culpou a gestão passada, pelos prejuízos causados a entidades como a APA, ao não repassar os recursos de emenda impositivas aprovadas.
Para Ismael Bastos (PL) a questão burocrática envolvendo as emendas impositivas pode ser resolvida pelo Legislativo. “Quando o Orçamento vier para votação, temos que retirar qualquer amarra burocrática que impeça de destinar verbas para onde o parlamentar achar melhor. E usar nossas prerrogativas para facilitar que as emendas sejam pagas”, sugeriu.
Jurandy Carvalho (PSDB) concordou com a necessidade de melhor verificação da peça orçamentária, visando garantir de fato os recursos para as entidades. Inclusive, segundo o parlamentar governista, já há um entendimento com o Poder Executivo a fim de destinar o percentual de 1,55% da previsão de receita para emendas impositivas. “Com isto, iremos apoiar o pessoal que faz o trabalho nestas entidades, a fim de que possam receber a verba e desenvolver suas atividades”.
Garantindo firme presença na possível Frente Parlamentar em Defesa da Causa Animal, proposta pelo vereador Professor Ivamberg (PT), Jorge Oliveira (PRD) sugeriu aos colegas que acionem seus deputados estaduais e federais para colocarem recursos para as organizações feirenses protetoras de animais. “Nós queremos unir forças com nossos defensores para cuidar melhor dos animais”, disse.
ASCOM