A acensão de Pablo Roberto no executivo tem um proposito maior que se esperava, o plano passa por eleição de deputado em 2022. Pablo deixou a Câmara Municipal para assumir a Seprev-Secretaria de Prevenção a Violência e posterior assumiu a Sedeso-Secretaria de Desenvolvimento Social, após declarar que não irá disputar eleição para vereador em 2020.
O vereador licenciado chegou a ser convidado para ingressar na base do governador Rui Costa e disputar uma vice na chapa ao lado do ex-deputado estadual Carlos Geilson (ele não confirmou), mas, recusou a proposta diante de outra promessa ainda maior.
Diante saída do ex-deputado Carlos Geilson e do rompimento ( aparente ) do deputado estadual Targinno Machado, com o grupo ronaldista, Pablo é a peça que se encaixa nos espaços deixados pelos dois (Geilson e Targino) e se torna hoje o pré-candidato oficial do governo para deputado em 2022, só não se sabe ainda se é para federal ou estadual. Pablo já garante de cara a herança do grupo politico que era ligado a Carlos Geilson que são lidados a Zé Ronaldo e ainda pega boa parte dos ronaldistas que seguiam Targino e não abre mão de ser liderado do ex-prefeito.
Por tanto, Pablo Roberto é hoje o coringa na manga de Zé Ronaldo e já garante um espaço invejável no grupo rumo as eleições de 2022.