O novo chefe de gabinete da Sedeso-Secretaria de Desenvolvimento Social, Pedro Americo Lopes, teve uma brilhante passagem pelo comando da Defesa Civil de Feira de Santana. Braço direito do vereador Pablo Roberto, Pedro coordenou a a Defesa Civil e teve como princípio constituir uma instituição mais aberta a população, com fortes parcerias.
Na sua gestão, foi desenvolvido projetos de formação com cursos de prevenção de incêndios, primeiros socorros e como agir em situações de risco e alagamentos. A Defesa Civil passou a atuar em situações de alagamentos e com presença mais intensa nos bairros mais vulneráveis ampliou as vistorias em imóveis com risco de desabamento. Ainda sobe sua coordenação, influenciou decisivamente na contratação de bombeiros civis para os festejos e eventos e instruiu a operação micareta e os festejos juninos.
Foi ampliado a participação e articulação em simulados e treinamentos aumentando a capacidade de interlocução entre as instituições governamentais para caso de desastres.
A defesa civil teve destaque nos processos de avaliação de risco do centro comercial e realizou a campanha comércio seguro, incentivando empresas a adequarem-se as normas de proteção a incêndio e realizou campanha e preparação de voluntário. Alem disso intensificou a operação carro pipa para levar água potável a zona rural do município de Feira de Santana. Teve destaque na orientação aos riscos aos relacionado a produtos perigosos e formulou o Plano de Auxílio Mútuo com indústrias.
Em parceria com a Guarda Municipal, ampliou a rede de resposta e atendimento à população feirense, essas e outras ações importantes foram desenvolvidas pela Defesa Civil sobre a coordenação do Pedro Américo, atual chefe de gabinete da Sedeso e forte candidato a assumir a Seprev-Secretaria de Prevenção a Violência.