_José Leal também rebateu prefeitura e acusou gestão municipal de “está inadimplente”_
O Programa de Aquisição de Alimentos (PAA Leite), que atua na promoção da segurança alimentar e nutricional de milhares de famílias em toda Bahia, continua beneficiando a população do município de Feira de Santana, mesmo em meio à entressafra. Desde o início de setembro, o programa tem fornecido 25 mil litros de leite diariamente para diversas entidades socioassistenciais da cidade.
O secretário de Assistência e Desenvolvimento Social da Bahia, José Leal, esclareceu rumores sobre uma suposta descontinuidade do programa, destacando que as informações veiculadas pela gestão municipal têm motivações políticas. Segundo Leal, “estamos passando por um momento de entressafra, o que naturalmente diminui a produção de leite, mas isso já estava previsto no contrato firmado com o laticínio responsável”. Ele reafirmou que todas as secretarias municipais foram previamente notificadas sobre a redução temporária no fornecimento e criticou a postura da prefeitura.
“O que nos causa estranheza é que no ano passado tivemos a mesma média de entrega de leite, sem qualquer questionamento. O que justifica, justamente em ano eleitoral, esse alarde todo?”, questionou o secretário. Além disso, Leal chamou atenção para o fato de que o município de Feira de Santana está inadimplente, deixando de receber, apenas em 2024, mais de R$ 1,4 milhão destinados ao financiamento de programas socioassistenciais. O recurso seria destinado ao custeio de Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), além de benefícios eventuais como aluguel social, cestas de alimentos, auxílio por nascimento ou morte.
Além do PAA Leite, outros programas do governo estadual, como o Programa Cisternas e o Vida Melhor Urbano, seguem atuando na região. O Programa Corra pro Abraço, que atua no município, também é uma iniciativa essencial na área de redução de danos e assistência a populações vulneráveis, reforçando as políticas de inclusão social.
O Centro Social Urbano (CSU) de Feira de Santana, um importante equipamento de promoção de políticas sociais, será revitalizado com um investimento de cerca de R$ 9 milhões, cuja autorização foi formalizada pelo governador Jerônimo Rodrigues, reforçando o compromisso do governo estadual com a melhoria das condições de vida em Feira de Santana.
Ascom