Esse mês começa a campanha do “Outubro Rosa” em todo país, e durante a sessão desta quarta-feira-03, na Câmara Municipal de Feira de Santana, a vereadora e candidata a deputada federal, Gerusa Sampaio (DEM) ao repercutir manchete do jornal local Folha do Estado “Este ano, câncer de mama já matou 24 mulheres em Feira de 217 em Salvador”, chamou atenção da necessidade do diagnóstico precoce da doença, destacou a lei de sua autoria que assegura o acompanhamento terapêutico contínuo, em grupo, para mulheres com câncer de mama no município.
“Nossas mulheres precisam de todo apoio quando passarem por esse momento. Quando uma pessoa descobre que está com câncer, a primeira coisa a adoecer é a mente, portanto divulguem que existe o tratamento terapêutico. Nossa cidade tem uma rede de apoio, as mulheres podem procurar a Fundação Hospitalar de Feira de Santana para serem atendidas pela equipe multidisciplinar do Centro Municipal de Prevenção do Câncer Romilda Maltez (CMPC)”, informou.
A Câmara Municipal de Feira de Santana aprovou, no dia 05/06/2018, o Projeto de Lei de nº 080/2018, de autoria da vereadora Gerusa Sampaio (DEM), que dispõe sobre acompanhamento terapêutico contínuo, em grupo, para mulheres com câncer de mama no município de Feira de Santana.
De acordo com o artigo 1° da matéria, que fica o Poder Executivo Municipal autorizado a conceder terapia contínua, em grupo, para mulheres com câncer de mama, através da Fundação Hospitalar de Feira de Santana (FHFS), com a equipe multidisciplinar do Centro Municipal de Prevenção do Câncer Romilda Maltez (CMPC).
O parágrafo único diz que para a consecução do disposto no caput deste artigo, o Poder Executivo, junto à Secretaria Municipal de Saúde, poderá firmar convênios com entidades sem fins lucrativos, cujo objeto social tenha por finalidade a assistência de pessoas com câncer.
O PL aprovado virou a Lei 3.587/18, quem tem auxiliado no tratamento, ” Porque o primeiro a adoecer é a mente, ela adoece primeiro que o órgão comprometido, por isso ela precisa cuidar da auto estima”, disse Gerusa.