Os guardas municipais de Feira de Santana, estão em treinamento de requalificação e renovação do porte de armas fogo. O treinamento acontece no Batalhão Escola da Policia Militar da Bahia.
Os guardas estão tendo aulas de legislação, constituição, código penal, legislação de transito, armamentos e tiros. Na operacionalidade do dia a dia policial, os agentes de segurança pública municipal, participam de treinamento exaustivo de policiamento ostensivo, com técnicas avançadas de abordagem a veículo de passeio, motos e ônibus, atuação no combate ao crime em áreas publicas abertas e ou fechadas.
Na área de comunicação, os guardas aprendem sobre a operacionalidade do Cicom -Centro Integrado de Comunicação, operacionalidade de drones e outros instrumentos necessários na interação do policial com outros órgãos e o cidadão.
No treinamento com armas de fogo, eles tem passado por requalificação, nas modalidades de empunhadora, uso de arma tipo pistola, revolveres e espingarda tipo calibre 12 .
O curso trará nova perspectiva de segurança publica na cidade, visto que os agentes municipais, apresentarão uma grande evolução nas técnicas de policiamento ostensivo. Nessa primeira fase, mais de 70 guardas participam da requalificação, dividido em duas turmas.
Todo conteúdo do trelimento é coordenado pela Empresa 1911, e está dentro da exigência feita pela Lei 13.022/08/2014 e Lei municipal 056/07/2011. A Guarda de Feira de Santana, tem como comandante o Inspetor GM, Ailton Almeida, o sub-comandante é o Inspetor GM, Arivaldo Rangel, e é ligada a Seprev- Secretaria de Prevenção a Violência, chefiada pelo secretario Pablo Roberto.