Publicidade
Publicidade

Eremita Mota é disparada a mulher mais poderosa do Município com dois partidos no controle de seu grupo político

Osvaldo Cruz
3 Min Leitura

É inegável o poderio político do presidente da Câmara Municipal da segunda maior cidade do Estado da Bahia, a vereadora Eremita Mota (PSDB). Ela têm no controle de seu grupo politico dois grandes partidos.

Eremita é a primeira mulher a ser eleita presidente do legislativo de Feira de Santana e mantém sua administração com mão de ferro. Ela não abre mão da independência da Casa e governa sem influência do executivo ou outras forças políticas.

O poder aumenta quando observamos o elástico controle de siglas partidárias, ela mantém sobre si o responsabilidade de dois grandes partidos no município, PSDB e PP.

O seu partido PSDB  está no controle de seu grupo político, cujo o presidente municipal é o atual sub-procurador da Câmara Municipal o ex-vereador e advogado Dr.  Fábio Lucena. Outro partido que reforça o poderio da edil é o PP – Partido Progressista que está no comando de Yuri Guimarães, filho da presidente.

Os dois partidos sobre o controle e inspeção  da edil, estão na lista dos partidos que tem tempo de rádio e Tv. Segundo a divulgação da portaria que é regulamentada pelo artigo 6º, parágrafo 2º, da Resolução nº 23.679/2022.

Os partidos e as federações partidárias que atingiram a cláusula para ter direito à propaganda partidária são os seguintes: Avante; Federação Brasil da Esperança – FE Brasil (PT/PC do B/PV); Federação PSDB Cidadania (PSDB/Cidadania); Federação PSOL Rede (PSOL/Rede); MDB; PDT; PL; Pode; PP; PSB; PSD; Republicanos; Solidariedade +Pros e União.

Na Câmara, Eremita mantém um poderoso grupo que tem rendido a edil sucessivas vitórias sobre pretensões intentadas pelo chefe do executivo. É bom frisar, que apesar do prefeito da cidade ser do MDB, o diretório está sobre o comando da vereadora Lu de Ronny, e também reforça a base de apoio da presidente na Câmara o que só aumenta  o poderio da edil.

Se houver entendimento entre os três partidos, PSDB, PP e MDB, poderá ser uma força decisiva  na eleição de 2024 no município.

Compartilhe este artigo