A preocupação dos dirigentes da Santa Casa de Misericórdia de Feira de Santana, com a utilização responsável dos recursos públicos recebidos, foi destacada pela presidente da Câmara Municipal, Eremita Mota (PSDB), durante sessão solene, nesta terça (25), pelos 165 anos de fundação da entidade, mantenedora do Hospital Dom Pedro de Alcântara.
“Todo problema começa quando as pessoas esquecem que são humanas”, disse a presidente da Casa Legislativa, citando o neurologista e escritor Oliver Sacks, ao saudar os representantes da instituição homenageada por sua iniciativa, com aprovação unânime dos vereadores.
Destacando que o Hospital Dom Pedro de Alcântara é referência em oncologia, cardiologia e doenças renais, ela ressaltou a importância do quadro de profissionais “comprometidos com a manutenção da vida”. Vários outros vereadores, presentes à sessão que lotou o auditório do Centro de Cultura Amélio Amorim e reuniu lideranças da área de saúde, também exaltaram os 165 anos da Santa Casa.Paulão do Caldeirão lembrou que o atual provedor, médico Rodrigo Matos, assumiu o cargo em meio à pandemia, o que não o impediu de implementar uma “gestão arrojada”, que agora é coroada com o projeto de construção do Hospital Baiano de Câncer.
Jurandy Carvalho (sem partido), que esteve recentemente sob a assistência do Dom Pedro, atestou a qualidade do serviço. Ele elogiou a constante renovação, tanto na assistência médica, quanto na área administrativa.“Agradeço por todas as vidas salvas todos os dias”, afirmou o vereador Pedro Américo, lembrando a importância da liberação, pelo Governo Municipal, das verbas de subvenção destinadas pelos vereadores, à instituição, na Lei Orçamentária Anual.
Já Silvio Dias(PT), definiu o HDPA como uma “grande escola” e disse acreditar em um futuro ainda mais promissor para a unidade hospitalar. “Orgulho”, resumiu o vereador.
Na mesma linha, Luiz da Feira, que integra a Comissão de Saúde do Legislativo, frisou que a saúde deve estar sempre em primeiro lugar.
Gratidão foi o sentimento expressado pelo prefeito da cidade de São Gonçalo dos Santos, Tarcísio Pedreira, que é médico e teve a sua formação como cirurgião geral, após a residência médica, nas dependências do Hospital Dom Pedro de Alcântara. “A atuação da Santa Casa de Misericórdia ultrapassa as fronteiras geométricas de Feira de Santana”, disse.
Ascom