Publicidade
Publicidade

Eleitores clamam por candidatura de Targino Machado para prefeito de Feira de Santana

Osvaldo Cruz
6 Min Leitura

O Plenário do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) que absolveu o deputado Targino Machado, da acusação de cometer abuso de poder econômico, também abriu espaço para nova perspectiva politica na carreira do parlamentar. Pode se tornar o prefeito de Feira de Santana.

A Bahia estava  de olho no julgamento, mas, para o eleitorado de Feira de Santana o momento foi especial, pois, a partir dos resultados,  pôde se ouvir uma clamor em torno de seu nome para prefeito nas próximas eleições. Nunca na história da relação de Targino Machado com o leitorado de Feira, ele  esteve tão forte, o eleitorado clama por sua candidatura a prefeito.

O deputado vem de sucessivas perseguições politicas, fechamento da associação beneficente que tratava milhares de pessoas carentes e depois a denuncia e o julgamento. Mas, Targino venceu todas e terá agora que superar mais um grande desafio, o de atender a solicitação popular para disputar eleição para prefeito de Feira de Santana em 2020.

Embora nunca tenha dito que é pré-candidato, apenas afirma que quer discutir sobre Feira de Santana, ele vem sempre pontuando com destaque  em todas as pesquisas já apresentada na cidade.

Os números das ultimas eleições em Feira de Santana, conspiram em favor de Targino. Ele larga com mais de 42 mil votos, sendo a ultima votação que teve na cidade em 2018.

Targino apresenta vantagem em relação a pré-candidatos

Veja a analise  dos números das ultimas eleições dos pré-candidatos e que já disputaram eleição para prefeito.

Deputado federal José Neto, em 2014 obteve para deputado estadual 41.991 votos, para prefeito em 2016, foi votado por 46.912 eleitores e em 2018, para deputado federal (isolado sem concorrente a altura) obteve 50.685 votos, só aumentou 3.773 votos em relação a eleição de prefeito em 2016.

Jhonatas Monteiro,  disputou eleição para prefeito em 2016, obteve 27.503 votos e em 2018, disputou eleição para deputado estadual e conseguiu a votação de 16.859 eleitores.
O deputado estadual Targino Machado, disputou eleição em 2014 e foi votado por 32.054 eleitores e em 2018, obteve 42.269 votos.
Os ventos sopram em direção ao deputado Targino Machado. Observe que ele só (sem apoio declarado de grandes lideranças) apenas com seu trabalho, dedicação ao povo e pequenas lideranças, chegou a mais de 42 mil votos. Observando que, todos os demais que já disputaram eleição para o legislativo e respectivamente para o executivo,  a votação   municipal (prefeito) foi sempre maior.
O deputado Zé Neto, com a força da máquia do estado saiu de 41.991 votos de 2014, para 46.912 votos para prefeito em 2016, e para federal em 2018,  50.685 votos.
Mesmo contando com todo apoio do governo estadual, Neto só apresentou um crescimento de 8.694 votos em três eleições, embora tenha sido crescente de uma eleição para outra, não assusta, pois, apresenta uma pífia reação no eleitorado nas 3 ultimas disputas e em instâncias diferentes (deputado estadual, prefeito e deputado federal).
O exemplo do Jhonatas, observe que na disputa para prefeito ele tem uma votação considerável em relação a votação para o legislativo. Embora o caso dele seja invertido (disputou eleição primeiro para prefeito  em 2014, 27.503 e para deputado em 2018, 16.859 votos).
Em relação a disputa para prefeito e deputado estadual, ele apresenta uma diferença de 10.644 votos, maior que a soma do crescimento de Zé Neto em três eleições.
Ao observar as mesmas condições do deputado Targino e que nas duas ultimas  eleições  disputou para o mesmo cargo (deputado estadual), os números revelam uma preferencia absoluta. Em apenas duas eleições, ele apresentou um crescimento de 10.215 votos, (32.054  votos em 2014 e 42.269 em  2018).
Se for comparar apoios, aí é que apresenta um grande diferencial  e mais uma vez, os ventos sopram em favor de Targino Machado.
Zé Neto terá os mesmos (governo do estado e a maquina);  Jhonatas virá só mais uma vez. Agora! se Targino sozinho já apresenta essa vantagem e preferência do eleitorado, imagina se ele conquista o apoio do ex-deputado Carlos Geilson que obteve mais de 30 mil votos na ultima eleição, ou ainda, receba o apoio do ex-prefeito de Feira de Santana, José Ronaldo de Carvalho, será uma disputa favorável a findar no primeiro turno.
Não se consegue vislumbrar em nenhuma hipótese o apoio dos dois últimos citados  (Zé Ronaldo e Carlos Geilson) ao deputado Zé Neto ou Jhonatas.
Compartilhe este artigo