É com indignação que vemos a suspensão da Festa de Reis do Distrito de Tiquaruçu por um capricho político do grupo que comanda a administração municipal, e que acha que a cidade só respira interesses eleitorais e políticos. A suspensão dessa festa não é qualquer coisa. Pois não se trata apenas de uma festa, se trata de uma tradição de quase 200 anos. E de um momento de extraordinária conexão de toda comunidade, dos seus filhos, dos que lá residem, residiram e frequentam; e dos que gostam da nossa cidade, com seus valores e suas culturas.
Fica a nossa indignação, e lembrança de que se a Prefeitura realmente quisesse fazer a festa teria feito por onde. Pois todo mundo sabe que a Prefeitura não paga nada adiantado, nem em dia. E no setor público isto não é nada extraordinário. Poderia fazer a festa e fazer empenho para pagamento futuro. Enfim, várias atitudes poderiam ter sido tomadas dentro das condições legais e legítimas para a realização desta manifestação cultural do Distrito de Tiquaruçu, que muito representa nossa Feira de Santana.
No mais, nos colocamos a disposição da comunidade para colaborar no sentido de encontrar uma solução para que pelo menos não passe em branco a realização da Festa de Reis de Tiquaruçu. E de antemão, já nos dispomos a encaminhar tanto para o IPAC, quanto para o IPHAN, o reconhecimento da Festa de Reis de Tiquaruçu como bem material e imaterial que deverá ser protegido, tanto a nível estadual como nacional. Reconhecendo assim este importante elemento importante da nossa constituição cultural, identitária e de grande importância para as nossas raízes culturais de Feira de Santana.
Viva o Reisado do Distrito de Tiquaruçu!!!
*DEP. FEDERAL ZÉ NETO*