Quem andou pensando e falando em polarização de dois nomes nas eleições de 2024 para prefeito de Feira de Santana e não está acompanhando a boa briga no período pré-eleitoral, onde os futuros candidatos se articulam e lutam por formar suas bases, ficará de fora dos anais da história da eleição mais acirrada dos últimos tempos. Zé Ronaldo versus Yuri Guimarães, essa é uma briga boa de se acompanhar.
O ex-prefeito José Ronaldo corre contra o tempo para assumir o controle do PP em Feira de Santana, numa tentativa de conquistar espaço de rádio e TV nas eleições. Porém, esbarra na força emergente de um jovem empresário, Yuri Guimarães.
O presidente do PP-BA é o deputado federal, Mário Negromonte Júnior, e a expectativa é que a Executiva Estadual da sigla decida o futuro do partido em Feira de Santana. Ficará com Zé Ronaldo ou com Yuri Guimarães?
Os olhos da história revelam ainda que é inexacto o resultado dessa briga, pois, José Ronaldo de Carvalho tem larga e gigantesca vantagem sobre Yuri, pois, tem muito mais musculatura política, já exerceu mandatos importantes como vereador, deputado estadual, deputado federal, prefeito eleito por quatro mandatos e sempre no primeiro turno, disputou eleição para governador, além de ter eleito dois sucessores. Yuri é um jovem empresário, filho da atual presidente da Câmara Municipal de Feira de Santana, vereadora Eremita Mota (PSDB), é também apontado como o articulador da eleição de Fernando Torres (PSD), para presidente da Casa Legislativa feirense para o período de 2021 a 2022.
Yuri nunca enfrentou uma eleição, seu nome ainda não experimentou a força das urnas. Os dados por si só já apontam o vencedor desta briga, pois, não há como apostar que José Ronaldo perca essa, dada a sua história política. Se ele perder essa luta de assumir o controle do PP para o nanico Yuri Guimarães, pode retirar sua intenção de disputar eleição, pois, será um certificado de que perdeu o prestígio político e já pode buscar também a quem apoiar. A única vez que se viu um nanico vencer um gigante está descrita na Bíblia, onde Davi venceu Golias.