O secretário de cultura da Bahia se disse honrado ao se tornar cidadão de Feira de Santana e receber a comenda Maria Quitéria na noite dessa segunda -feira (09.09)_
Honrado e agradecido, foi assim que se sentiu o Secretário de Cultura da Bahia, Bruno Monteiro, ao receber o título de cidadão feirense e a Comenda Maria Quitéria pela Câmara de Vereadores de Feira de Santana, na noite dessa segunda-feira (09.09). Na ocasião, o homenageado falou do compromisso do Governo da Bahia com a arte e cultura do Portal do Sertão, muitas vezes negligenciadas pela gestão municipal atual.
A homenagem foi proposta pelos vereadores Ivanberg Lima (PT) e Silvio Dias (PT) e aprovada por unanimidade pela casa legislativa de Feira de Santana. A sessão solene contou com a presença de artistas locais como Cescé Amorim e Dionorina e diversas autoridades como o deputado Estadual Robinson Almeida, a Secretaria de Saúde da Bahia Roberta Santana, o Secretário licenciado de Justiça e Direitos Humanos Felipe Freitas e o deputado federal candidato à prefeitura de Feira de Santana, Zé Neto.
Para o Secretário Bruno Monteiro, o título é um reconhecimento pelo trabalho de fortalecimento de fazedoras e fazedores de cultura de Feira de Santana. “Estou muito honrado em receber esse título pois não temos medido esforços para potencializar o trabalho de artistas e agentes culturais de Feira de Santana. Além de uma determinação do Governador Jerônimo Rodrigues, nosso foco no trabalho pela cultura em Feira resulta da histórica contribuição dos artistas locais para a cultura baiana muitas vezes com pouco ou nenhum apoio da prefeitura”, relata Monteiro.
Desde que assumiu a gestão da Secretaria de Cultura da Bahia, o mais novo cidadão feirense vem implementando uma política de territorialização da Cultura, descentralizando as ações e recursos para as mais diversas regiões do estado com destaque ao apoio à arte e Cultura em Feira de Santana. Um dos exemplos da ação na cidade Princesa do Sertão foi a revitalização da Micareta do município que, pela primeira vez, teve eventos prévios à festa nos distritos de Humildes e São José. “Fizemos uma grande Micareta em Feira de Santana sem disputa com a prefeitura, mas abrindo espaço para os artistas locais participarem como protagonista dessa grande festa”, disse o Secretário Bruno que lamentou a ação da gestão municipal em colocar o palco dos artistas locais no fim do circuito com pouca visibilidade para os foliões.
Durante a cerimônia na Câmara dos Vereadores, Bruno Monteiro falou também das próximas ações para a Cultura de Feira de Dantana como o novo teatro da cidade, a reforma do Complexo Carro de Boi e do Jerimun, além da ampliação do Centro de Cultura Amelio Amorim. “O Governo fez e ainda tem muito a fazer pela Cultura em Feira de Santana, ao contrário da prefeitura que deixa o museu de arte contemporânea da cidade subutilizado e a biblioteca municipal fechada”, ressalta Bruno.
“Ao contrário do que já disseram, quando estou em Feira de Santana eu nunca me escondo, ao contrário, eu me encontro, trabalho, me realizo. Agora sou um cidadão feirense, comendador e lisonjeado por ser reconhecido como amigo da Cultura de Feira”, finaliza o Secretário.
ASCOM