A empresa de pesquisa Instituto Séculus, conhecida por suas previsões frequentemente imprecisas, parciais e com uma série de problemas metodológicos, está prestes a divulgar uma nova pesquisa registrada no TRE sobre as eleições em Feira de Santana. O Instituto de Pesquisa Séculus tem sido criticado por seus erros de prognóstico: nas eleições de 2020, a empresa previu a vitória de ACM Neto no primeiro turno, mesmo quando outros institutos já indicavam um possível segundo turno com Jerônimo Rodrigues à frente, o que acabou se confirmando.
Além disso, a Séculus enfrentou problemas nas duas últimas eleições, com várias de suas pesquisas proibidas pela Justiça Eleitoral devido a irregularidades na metodologia, elaboração dos formulários e no processo de aferição.
Esses problemas têm contribuído para a baixa credibilidade da empresa no meio político, especialmente por sua associação com candidatos do União Brasil e a ligação com Ari Carlos, sócio da empresa que coordenou a campanha de Zé Ronaldo ao governo do Estado em 2018.
Com a reputação e credibilidade em xeque, a Séculus continua a ter suas pesquisas, a exemplo da que será divulgada nesta quinta-feira (4), como alvo de ceticismo e suspeita.
Ascom