O clima começou pesado na ultima sexta-feira 30, para a politica, durante lançamento de obra no bairro Santo Antonio dos Prazeres, o prefeito de Feira de Santana, Colbert Martins da Silva, leu a cartilha da politica e mandou o recado direto para aqueles que estão em cima do muro.
“Quem não está, não fica! não vou ficar esperando quem queira não! eu mesmo vou acompanhar, esses que estão aqui são as pessoas que estão conosco, e quem está conosco fica, quem está botando os pés de um lado e do outro não vai ficar. Temos a segurança de dizer que queremos trabalhar e trabalhar mais, mas, na vida a gente tem que ter lado, eu tenho! nem Cristo agradou a todos, mas, tinha gente com Ele, mas, nós estamos do lado de Cristo para poder andar e poder vencer”, disse Colbert, olhando para os vereadores que estavam ao seu redor.
O prefeito não sitou nomes, mas deu entender que vai fazer pessoalmente uma busca para se certificar de quem está nomeado no seu governo e também é ligado a oposição. Ao que parece, Colbert quer fazer uma operação pente fino.
A decisão do prefeito também implica em riscos, se seguir a risca o que disse “quem está botando os pés de um lado e do outro não vai ficar”. Ha um risco de esvaziar a maquina, pois, são diversas pessoas que são nomeadas e que também são ligados a políticos de base de oposição. Pode-se sitar, os que são ligados aos ex-aliados, como Roberto Tourinho, Targino Machado e Carlos Geislon. Mesmo assim, ainda pairá duvidas quanto aos que disserem que já deixaram a base dos ex, porque ha o viés de escape, podem afirmar que são ligados ao ex-prefeito e nesse caso são a maioria.
Como o ex-prefeito ainda tem a maioria e mesmo sabendo que o atual governo é de continuidade como muito bem diz o atual prefeito, faz necessário que ele diga que estará com Colbert Martins na próxima eleição, o que ele ainda não disse.
Em todos momentos que o ex-prefeito tem se pronunciado publicamente, em nenhum momento tem dito que seu candidato a prefeito na próxima eleição é o atual prefeito Colbert Martins e isso ainda tem confundido muito a decisão de algumas lideranças politica, cabos eleitorais e eleitores, que afirmam que só votam no candidato indicado por ele.
O risco de esvaziar a maquina fica maior quando é analisado nesta visão de que José Ronaldo (que tem a maioria na Prefeitura), ainda não decidiu se o candidato para prefeito em 2020 é o atual gestor. Neste caso, as lideranças estão em cima do muro. O prefeito Colbert irá exora-los?
É claro que o prefeito é do grupo politico do ex-prefeito, mas, o que vale é o que está escrito e não se viu ou leu ainda uma unica linha onde o ex-prefeito afirma que o candidato do grupo é o atual prefeito.
Enquanto isso não ocorre, o prefeito terá sempre essa incerteza e talvez, não possa cumprir ainda o que disse em relação a “não fica” e os eleitores continuarão confusos sem saber quem é o candidato do grupo ronaldista em Feira de Santana.
É claro que para Colbert ser candidato a prefeito, não depende da decisão de Zé Ronaldo, ele pode simplesmente ser, basta se lançar e será.