Publicidade
Publicidade

“Capital rotariana”, Feira de Santana tem várias lideranças que governaram Distrito 4391

Osvaldo Cruz
3 Min Leitura

Feira de Santana é a “capital rotariana”. A afirmação é do governador do Distrito 4391 do Rotary, Jorge Carvalho. Ele foi um dos convidados para palestrar em sessão solene da Câmara, realizada na noite de ontem (24), iniciativa da vereadora Eremita Mota (PP) para comemorar o Dia Municipal de Consciência Rotária. A data foi criada por lei, em 2002, através de projeto do então vereador Maurício Carvalho. Eremita presidiu os trabalhos. Além do governador distrital, formaram a Mesa de Honra a representante do prefeito Colbert Filho, a secretária de Educação Anaci Paim, e o deputado estadual José de Arimatéia.

 

O destaque dado a Feira de Santana, pelo governador Jorge Carvalho, foi uma alusão à importância e ao quantitativo de lideranças locais na gestão do Distrito. Ele lembrou alguns dos “tantos nomes ilustres” que já ocuparam a governadoria da organização, responsável por por uma centena de clubes nos estados da Bahia, Sergipe e Alagoas, entre os quais Clovis Ramos Lima, Jhonatas Telles de Carvalho, Antônio Manoel de Araújo, Theódulo Bastos de Carvalho, José Raimundo de Azevedo, Juarez Fernandes de Oliveira, José Boa Sorte Faria, Hugo da Cruz Dórea e Luiz Antônio Macedo Cruz. Registrou que três desses dirigentes foram vereadores nesta cidade.

 

Ao elogiar a presidente Eremita, pela conquista recente de seu 6º mandato consecutivo, Jorge Carvalho enalteceu o reconhecimento da Câmara ao Rotary, instituição criada pelo americano Paul Harry, em 23 de fevereiro de 1905, e que aportou em Feira de Santana em 27 de outubro de 1941: “é um orgulho, para todos nós, esta ação do Poder Legislativo”. Ele também cumprimentou aos colegas homenageados com placa, ao final da cerimônia, registrando que “todos somos voluntários”.

 

O governador Jorge Carvalho observou, em seu breve pronunciamento, que o Rotary, detentor de assento na Organização das Nações Unidas (ONU), certamente está entre as instituições mais antigas do mundo, atrás apenas das principais religiões e de entidades como a Maçonaria. Preocupado com a qualidade de vida e as relações sociais, “cumprindo simplesmente o mister de servir”, o Rotary é “referência de solidariedade humana”, diz o governador, lembrando de uma das maiores ações do clube, a campanha de erradicação da poliomielite, “impedindo que que crianças do mundo inteiro sejam mutiladas”. A bandeira da paz e o serviço ao próximo, ele afirma, são “nosso estandarte”.

ASCOM

Compartilhe este artigo