Aconteceu na noite desta segunda-feira 30/8, ato de filiação do PDT de Feira de Santana onde oficializou a filiação de quatro veadores. O partido vem sendo organizado na cidade pelo atual secretario de desenvolvimento social e vereador licenciado Pablo Roberto. Foram filiados Pablo Roberto (PHS), Aldiney Bastos (PTB), Iaias de Diogo (PSC), Ronaldo Caribé (PTC).
Dos quatro vereadores, o sistema resolveu cobrar a cadeira do PSC (Partido Social Cristão), a vaga que era ocupada pelo Isaias de Diogo, que hoje é filiado ao PTB. Informações que, o primeiro suplente do PSC, Romualdo Vieira da Silva- Bahia do Ônibus, que obteve 2,665 votos na eleição de 2016, acionou a justiça eleitoral, TRE-Tribunal de Regional de Eleitoral, invocando a 13.165/2015.
De acordo com a Lei nº 13.165/2015, vereadores e deputados estaduais e federais, no último ano dos seus mandatos, podem mudar de partido, sem risco da perda do mandato, no período de trinta dias que antecede o prazo de filiação de seis meses exigido em lei para concorrer à eleição daquele ano.
Caso a justiça entenda que o vereador Isaias de Diogo, não respeitou os prazos e não haja dispositivo que lhe garanta mudar de partido com justa causa, a Câmara Municipal de Feira de Santana poderá sofrer mudanças no seu quadro de nomes, saindo o edil e assumindo Bahia do Ônibus, a vaga volta a pertencer ao PSC.