Presente em serviços fundamentais para o ser humano, nas áreas pública e privada, o assistente social intermedia as relações, no âmbito das organizações, visando a plena efetivação dos direitos dos cidadãos. A lembrança do trabalho deste profissional, na sessão de hoje da Câmara Municipal, foi feita pela vereadora Gerusa Sampaio (União Brasil), ao registrar em plenário a data dedicada à classe, este 15 de maio. Assistente social por formação, ela disse que a categoria necessita ser mais valorizada, tanto no que diz respeito a aprovação de um piso salarial nacional, quanto com a garantia de melhores condições para desempenhar as suas atividades. A parlamentar afirmou que quem atua no serviço social praticamente “vive em prol da garantia dos direitos dos outros”.
O trabalho do Sistema Único da Assistência Social (SUAS), ela diz, é essencial para a execução das políticas públicas no Município e em todo o país: “Para se ter uma ideia, o trabalho deles envolve a elaboração de projetos relacionados a convênios e emendas orçamentárias. Acolhem as famílias nos hospitais, dando informações e acompanhando questões relativas ao paciente, por exemplo”. Nos Centros de Referência da Assistência Social (CRAS], acrescentou Gerusa, intercedem pela comunidade a fim garantir acesso a benefícios e serviços assistenciais.
DIA DA FAMÍLIA
Outra comemoração desta quarta-feira é o Dia Internacional da Família, que acontece por deliberação da Organização das Nações Unidas (ONU). Para ela, trata-se de uma instituição importante e muito interligada à função desempenhada pelos assistentes sociais. Segundo a vereadora e ex-secretária municipal de Desenvolvimento Social, são conectados, um ao outro. “A família é a nossa base, nosso alicerce. Mas é preciso que se resgate os valores e princípios familiares, para garantia do progresso e harmonia na sociedade”, afirmou.
Ascom