Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA), em sessão realizada nesta segunda-feira (18), deu continuidade à votação pela cassação do mandato do deputado estadual Targino Machado (DEM). Até o momento, o placar está 3 votos a 3 pela suspensão dos direitos políticos do parlamentar.
O julgamento foi mais uma vez interrompido, após pedido de vista do juiz eleitoral Freddy Pitta Lima, que será responsável pela condenação ou não de Targino. O presidente da Corte, Jatahy Júnior, e o juiz Diego Castro votaram pela absolvição do democrata.
Como justificativa, o desembargador Jatahy Júnior afirmou que as provas apresentadas no processo não são “robustas” o suficiente para comprovar a acusação de abuso de poder econômico que recai sobre o deputado, indo de encontro à tese do relator José Edivaldo Rotondano.
Para o desembargador, que votou pela condenação, Targino Machado realizava atendimentos com exigência de apresentação de título eleitoral, além de fazer promoção da própria imagem nas consultas.
Até agora, votaram com o relator a juíza Patrícia Kertzman e o juiz Antônio Oswaldo Scarpa. Já pela inocência votaram o presidente do TRE-BA, e os juízes Diego Castro e José Batista de Santana.
O julgamento será retomado em sessão plenária nesta terça-feira (19).
Bocão News