Mais dois vereadores perdem o mandato por decisão do TSE – Tribunal de Superior Eleitoral. Desta vez foi o Partido dos Trabalhadores (PT) da cidade de Iuiu, localizado no sudoeste da Bahia, que ficou sem representação na Câmara Municipal.
A decisão foi proferida nesta segunda-feira dia (16) de outubro, após julgamento do plenário virtual, que teve votação unânime no órgão.
Segundo foi apurado pelo Tribunal, o Partido dos Trabalhadores (PT) do município fraudou a cota de gênero prevista na lei 9.504/97 ao lançar candidatura fictícia feminina ao cargo, nas eleições 2020.
Com a decisão foram anulados os votos recebidos pelo PT, assim como cassou os respectivo Demonstrativo de Regularidade de Atos Partidários (DRAP) e os diplomas dos candidatos e candidatas a ele vinculados, além da determinação do cálculo dos conscientes eleitorais e partidários e determinação imediata de cassação dos únicos vereadores da oposição, sendo: José Wilker Guedes Zeferino (Zé Burica) e Irving Rahy de Castro Pereira (Professor Rahy).
Com informações do site Alerta Bahia