Uma das ações mais combatidas pelo Vereador Zé Luiz na Câmara Municipal de Tanquinho/ Bahia, era a falta de manutenção nos veículos do transporte escolar (ônibus) quando era edil, ele se colocava como ferrenho criticador ao prefeito na época. Passaram-se os anos e a posição se inverte e o ex-vereador se tornou prefeito, mas, a prática do descaso com a manutenção da frota dos ônibus escolares parece ser a mesma.
Para o prefeito José Luiz, podemos aplicar o velho e conhecido ditado popular “faça o que eu mando, mas, não faça o que eu faço”.
Durante a semana, alunas correram o risco de pegar carona em boleia de caminhão para ir para escola, sem que o governo adote providências para reparar a grave falha. O correto seria veículos reservas, para substituir imediatamente aquele que quebrou para não deixar os alunos nas estradas.
Quando vereador, José Luiz atacava o governo e a secretaria de educação, com duras críticas quando tal fato acontecia (quebra de ônibus) e agora como prefeito porque a prática é a mesma? O questionamento está sendo levantado pelos moradores da cidade de Tanquinho que não entendem como a experiência do parlamento não tem sido aproveitada para ajudar na atual gestão. Outra coisa que o prefeito deveria observar era ter as suas próprias críticas como espelho para não cometer erros. Para isso, bastava o prefeito relembrar as críticas que ele mesmo fazia ao governo quando era vereador e já vai poder corrigir muitas falhas.
Cuidar dos alunos da rede municipal é demonstrar respeito aos pais deles, que os cidadãos e cidadãs que fazem com que o município se desenvolva e são também eleitores que fizeram com o prefeito e vice-prefeito chegassem ao poder.