O Partido dos Trabalhadores da Bahia promoveu nesta segunda-feira (09) um seminário com os deputados estaduais da legenda, o presidente estadual, Éden Valadares, membros do Diretório Estadual e da Executiva, e contou com a presença do professor e cientista político Cláudio André. Realizado na Alba, o seminário foi uma iniciativa do PT para dar início às discussões e estratégias para fortalecer as candidaturas dos deputados estaduais e federais, dos senadores, do governador Jerônimo Rodrigues e do presidente Lula.
No seminário, Éden afirmou que a prioridade é alargar a base do presidente Lula, avançar na sua votação na Bahia e também na do governador Jerônimo. “O desafio das eleições municipais mostrou que o Nordeste vai ter um papel ainda mais importante do que foi nas eleições passadas para garantir a vitória do Lula, apesar de tudo que a gente tem feito no governo. E é muita coisa que o presidente tem feito. Aliás, esse governo 3.0 deve ser o de maior número de realizações”, disse o dirigente, ao destacar: “O papel do Nordeste na sustentação do Lula e da Bahia aumentou e a gente continua colocando isso como prioridade, como é prioridade para nós reelegermos Jerônimo, seguir transformando a vida do povo para melhor através do nosso governo democrático popular e ampliar nossas bancadas federais e estaduais. Não tenho dúvida de que vamos conseguir em 2026 ter um resultado melhor do que em 2022”.
Convidado para participar do seminário, o professor e cientista político acredita que o principal desafio na política é olhar para frente. “Temos a felicidade que é Lula na presidência. Esse é um elemento importante que definirá o resultado eleitoral e nosso projeto para 2026. Lula é o grande player, o grande líder desse lulismo baiano. Tem Wagner, Rui, Jerônimo, dentre outras lideranças, mas a eleição com Lula é diferente”, disse, considerando a importância de um olhar mais analítico para se aproximar ainda mais das bases eleitorais. “Que avancemos o máximo para o PT continuar preparando para 2028, que considero como a grande virada para o PT. Se tivesse nesse momento que cravar, nesse trabalho que tem sido feito pelo partido, a próxima eleição municipal precisa ser o pleito de renovação, grande vitória política e de crescimento do PT na Bahia. E esse trabalho de 2028 passa por 2026”.
Para o deputado e líder do Governo, Rosemberg Pinto, é necessário que a legenda se adeque também a uma nova realidade social que se impõe. Rosemberg chamou a atenção para que o PT continue sendo um partido programático, mas no viés eleitoral se aprofunde mais nas novas discussões. “A sociedade é outra, os interesses são outros, a juventude é outra”, afirmou o líder do Governo na Alba, reforçando: “É para essa nova juventude, essa nova juventude que dialoga com outras coisas que precisamos conversar e trazer para o nosso lado”.
Confiante na vitória do PT nas eleições 2026, a deputada e líder do PT na Alba, Fátima Nunes, falou sobre a importância da continuidade do projeto político do partido, de igualdade, inclusão social e desenvolvimento econômico, iniciado por Jaques Wagner, que seguiu com Rui Costa e agora conta com o governador Jerônimo como líder. No seminário, Fátima destacou a importância do trabalho dos deputados na construção desse projeto. “Quem faz o trabalho porta a porta, casa a casa, tem duas missões, e uma delas é trazer gente para o partido para constituir essa instituição que deve ser cada vez mais forte”, disse, citando também que os parlamentares dialogam frequentemente com a população, para entender suas demandas e dividi-las tanto com o conjunto do partido quanto com o Governo. “É preciso a gente compartilhar porque precisamos cuidar do nosso povo. Então podemos fazer novas sentadas para debater novas soluções e mudanças que eventualmente possam ser feitas. Não é por conta de uma determinada deputada, nem de cada um isoladamente. É por conta do governo, que é continuidade do muito que já alcançamos para o povo e do que queremos alcançar ainda mais”.
*Ascom PT Bahia*
Foto: Divulgação