As avaliações das gestões e das figuras públicas do governador Rui Costa (PT) e do presidente Jair Bolsonaro (PL) refletem o tabuleiro eleitoral da Bahia e também foram dimensionadas pela pesquisa AtlasIntel/A TARDE.
O levantamento confirma a contribuição da boa imagem da administração do PT na Bahia para fortalecer a campanha de Jerônimo Rodrigues.
O instituto questionou os eleitores sobre o desempenho do governador Rui Costa. A maioria, 57,1%, aprova, enquanto 32,6% desaprovam e 10,2% não sabem responder. Já em relação ao governo petista, 47,5% consideram ótimo/bom, 25,7% ruim/péssimo, 21,5% regular e 5,4% não sabem informar.
Rejeição
Por outro lado, a sondagem mostrou alta rejeição a Jair Bolsonaro na Bahia. A atuação do atual presidente da República é desaprovada por 68,2% dos eleitores. Outros 27,7% aprovam. O governo federal foi classificado como ruim/péssimo por 64,5%, ótimo/bom por 19,6% e regular por 14,1%.
A pesquisa AtlasIntel também verificou a opinião dos eleitores sobre algumas lideranças da Bahia. Prefeito de Salvador por duas vezes e herdeiro da tradição política do avô, ACM Neto tem uma imagem positiva para 57%, o que não se traduz em capital eleitoral, como explica Andrei Roman, CEO da AtlasIntel.
“Ele não tem a mesma intensidade da imagem positiva que o Lula tem. Então, num contexto de uma polarização nacional, você pode gostar do ACM e votar no Jerônimo, de fato isso acontece bastante. Tem muitos eleitores que podem gostar do ACM Neto, mas optam pelo Jerônimo simplesmente porque eles têm uma simpatia mais forte pelo PT. Isso se explica num contexto da grande fortaleza petista na Bahia”, conclui.
Fonte A Tarde