A forte massa de ar quente que ganha força nos próximos dias em grande parte do país vai afetar pelo menos 57 cidades da Bahia. A informação foi divulgada pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) nesta terça-feira (12). Nesta semana, a parte do centro-sul do Brasil será a mais afetada, com destaque para as temperaturas máximas do fim de semana, que podem passar dos 40°C.
Ainda segundo o Inmet, até novembro de 2023, oito ondas de calor atingiram o Brasil, com destaque para a onda de calor que atuou entre os dias 8 e 19/11 devido ao número de dias consecutivos e ao recorde de temperatura de 44,8°C, ocorrido em Araçuaí (MG), no dia 19, sendo a maior temperatura já registrada nas estações meteorológicas do Inmet, superando os 44,7°C, ocorridos em Bom Jesus (PI), em 2005.
Nos próximos dias, com o aumento das temperaturas e a presença de umidade ao longo da atmosfera é comum a formação de áreas de instabilidade, que podem provocar temporais isolados, com rajadas de vento acima de 70km/h, granizo e chuva localmente forte, principalmente entre o Rio Grande do Sul e Santa Catarina, condição que começa já nesta quarta-feira (13) e deve se estender até o fim de semana.
Segundo o Inmet, o alerta aponta para um acréscimo de temperatura de 5ºC acima da média por período de 03 até 05 dias. As cidades fazem parte das regiões do Vale do São Francisco, Extremo Oeste Baiano e Centro Sul Baiano.
Confira a lista de cidades:
Angical
Baianópolis
Barra
Barreiras
Bom Jesus da Lapa
Boquira
Brejolândia
Buritirama
Caculé
Caetité
Canápolis
Candiba
Carinhanha
Catolândia
Cocos
Condeúba
Cordeiros
Coribe
Correntina
Cotegipe
Município
Cristópolis
Feira da Mata
Formosa do Rio Preto
Guanambi
Ibiassucê
Ibotirama
Igaporã
Iuiu
Jaborandi
Jacaraci
Licínio de Almeida
Luís Eduardo Magalhães
Macaúbas
Malhada
Mansidão
Matina
Mortugaba
Muquém do São Francisco
Palmas de Monte Alto
Paratinga
Pilão Arcado
Pindaí
Riachão das Neves
Riacho de Santana
Santa Maria da Vitória
Santana
Santa Rita de Cássia
São Desidério
São Félix do Coribe
Sebastião Laranjeiras
Serra do Ramalho
Serra Dourada
Sítio do Mato
Tabocas do Brejo Velho
Tanque Novo
Urandi
Wanderley
Fonte Alô Alô Bahia
* Foto: Mateus Pereira/GOVBA