Celebração ao gênero musical aconteceu no Pelourinho.
O Dia do Samba, comemorado nesta segunda-feira (2), foi marcado por um grande ato em celebração ao gênero musical e ao mestre Guiga de Ogum, um dos maiores nomes do samba da Bahia. Organizado pelo sambista e produtor Edil Pacheco, no sábado (1), no Largo Quinca Berros D’Água, no Pelourinho, a “Celebração ao Dia do Samba”, reuniu artistas e admiradores do ritmo. O evento contou com o apoio do deputado estadual Robinson Almeida (PT), que, por meio de uma emenda parlamentar, fez questão de reforçar a importância de reconhecer a obra de Guiga, a qual, assim como o próprio samba, é considerada um patrimônio cultural baiano.
Para o parlamentar, Guiga de Ogum é uma verdadeira expressão da tradição do samba, e, assim como outros ícones do gênero, merece o devido reconhecimento e valorização por sua contribuição à cultura baiana.
“Guiga é um patrimônio da nossa terra. A sua arte, sua trajetória, representam tudo o que o samba significa para o povo da Bahia e para o Brasil. Fico feliz em poder apoiar este evento e fazer com que sua história seja exaltada”, disse o parlamentar.
No evento, Guiga de Ogum pôde apresentar seu novo álbum, com canções que reforçam sua relação profunda com o samba e as raízes culturais do estado.
A festa reuniu sambistas da velha guarda, que marcaram presença para prestar seu tributo ao Samba e ao homenageado. Entre os destaques estavam os veteranos Chocolate da Bahia, Edil Pacheco, Waldir Lima, Nelson Rufino e Gal do Beco. A atividade cultural também contou com a presença de Raimundo Sodré, Juliana Ribeiro, Roberto Mendes, Verônica Dumar, Roque Benquetê, Jorginho Comancheiro, entre outros.
Fonte ASCOM/ Daniel Ferreira